Logo R7.com
Logo do PlayPlus

EUA anunciam que 'califado' do Daesh foi eliminado na Síria

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pela porta-voz Sarah Sanders. O último reduto do Daesh estava cercado há semanas

Internacional|Da EFE

Trump mostrou dois mapas da Síria
Trump mostrou dois mapas da Síria

O "califado" do grupo terrorista Daesh foi eliminado "100%" da Síria, após os combates em Al Baguz, seu último reduto no leste do país, informou nesta sexta-feira (22) a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders.

A porta-voz comunicou a notícia aos jornalistas que acompanhavam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no avião oficial em sua viagem à Flórida, sem oferecer mais detalhes.

Ao chegar, o próprio Trump, que tinha se reunido durante o voo com o secretário de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, se dirigiu aos jornalistas para confirmar a notícia.

Leia também

Da mesma forma que fez há dois dias, o governante voltou a mostrar dois mapas da Síria: um de quando tomou posse do cargo, em janeiro de 2017, no qual aparece marcada em vermelho uma grande parte do território sírio que estava controlada pelo EI, e um segundo, desta sexta-feira, que não tem nenhuma marca.


"Aqui está o Daesh, e isto é o que temos agora", disse Trump enquanto mostrava os documentos.

Trump realizou uma apresentação similar na quarta-feira passada. No segundo mapa era possível observar apenas um ponto vermelho sobre Al Baguz. De acordo com o presidente, naquela mesma noite seria proclamada a vitória sobre o califado, o que não aconteceu.


Em princípio, a Casa Branca informou que a confirmação da vitória procedia do canal "Fox News", que tem jornalistas no local, mas minutos mais tarde Sanders afirmou que tinham recebido uma ligação do Departamento de Defesa ratificando a notícia. O Pentágono não se pronunciou ao ser procurado pela Agência Efe.

Surpreendentemente, Trump não recorreu às redes sociais para divulgar a notícia, mas escreveu sobre a organização extremista na sua conta pessoal do Twitter.

"O Daes utiliza a internet melhor do que quase todos, mas aqueles suscetíveis à propaganda do Daesh estão sendo alvos de golpes em todos os níveis. Não há nada digno para se admirar neles, sempre tentarão mostrar uma atroz esperança, mas são os perdedores e quase não conseguem respirar. Pensem nisso antes de destruírem as suas vidas e as da sua família", tuitou Trump.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.