EUA apreendem petroleiro na costa da Venezuela, diz Trump
Presidente americano diz que ação ocorreu por um “bom motivo”
Internacional|Do R7, com agências internacionais
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente Donald Trump confirmou nesta quarta-feira (10) que os Estados Unidos assumiram o controle de um petroleiro na costa da Venezuela.
“Como vocês provavelmente sabem, acabamos de apreender um petroleiro na costa da Venezuela”, disse Trump. “Um grande petroleiro, muito grande, o maior já apreendido, na verdade.”
O presidente não ofereceu nenhuma explicação detalhada para a ação, dizendo apenas que a apreensão ocorreu “por um bom motivo” e sinalizando que o governo divulgaria em breve mais informações. Questionado sobre o que aconteceria com o petróleo transportado pelo petroleiro, Trump disse: “Vamos ficar com ele, eu acho.”
Em comunicado, o ditador Nicolas Maduro pediu “o fim da intervenção brutal e ilegal dos Estados Unidos.”
A ação corre o risco de agravar ainda mais as tensões com a Venezuela, onde Trump intensificou uma campanha de pressão com o objetivo de forçar a saída do líder de Maduro, do poder.
A secretária de Justiça dos Estados Unidos, Pam Bondi, publicou um vídeo em seu perfil na rede social X (ex-Twitter) que mostra militares descendo de um helicóptero no petroleiro. Segundo Bondi, a embarcação é um navio-tanque usado para transportar petróleo da Venezuela e do Irã.
Today, the Federal Bureau of Investigation, Homeland Security Investigations, and the United States Coast Guard, with support from the Department of War, executed a seizure warrant for a crude oil tanker used to transport sanctioned oil from Venezuela and Iran. For multiple… pic.twitter.com/dNr0oAGl5x
— Attorney General Pamela Bondi (@AGPamBondi) December 10, 2025
As autoridades do governo Trump não informaram o nome da embarcação. O grupo britânico de gerenciamento de risco marítimo Vanguard disse que se acreditava que o petroleiro Skipper havia sido apreendido na Venezuela na madrugada desta quarta-feira. Os EUA impuseram sanções ao petroleiro pelo que Washington disse ser o envolvimento no comércio de petróleo iraniano quando era chamado de Adisa.
O Skipper deixou o principal porto petrolífero da Venezuela, Jose, entre os dias 4 e 5 de dezembro, depois de carregar cerca de 1,1 milhão de barris de petróleo bruto pesado Merey da Venezuela, de acordo com informações de satélite analisadas pelo TankerTrackers.com e dados internos de remessa da empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA.
Os EUA estão há meses em uma campanha de pressão que incluiu o deslocamento de milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas e repetidas ameaças contra Maduro.
Até o momento, os militares americanos mataram 87 pessoas em ataques que destruíram 23 embarcações supostamente ligadas ao narcotráfico, e Trump sugeriu repetidamente que uma ação em terra poderia ocorrer em breve.
A CNN noticiou que o governo Trump está trabalhando em planos para o caso de Maduro ser deposto, segundo dois altos funcionários do governo e outra fonte familiarizada com as discussões.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











