Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA completam mais de 90% de sua retirada militar do Afeganistão

Em equipamentos, retirou-se o equivalente a quase mil cargas de aviões C-17 antes do prazo de 11 de setembro

Internacional|

Mais de 90% dos soldados americanos já deixaram o Afeganistão
Mais de 90% dos soldados americanos já deixaram o Afeganistão Mais de 90% dos soldados americanos já deixaram o Afeganistão

A retirada das forças militares americanas no Afeganistão se completou em mais de 90% - anunciou o Comando Central do Pentágono (Centcom), nesta terça-feira (6).

Segundo o Centcom, já se entregou oficialmente o controle de sete bases americanas às forças de segurança afegãs. Em equipamentos, retirou-se o equivalente a quase mil cargas de aviões C-17 antes do prazo final da saída prevista para setembro deste ano.

Na sexta-feira, entregaram a grande base aérea de Bagram ao norte de Cabul, o principal centro de operações militares americanas no país durante a maior parte das duas décadas de conflito.

No anúncio, foi destacado que a maior parte do processo de retirada da equipe militar e civil americana ordenada pelo presidente democrata Joe Biden em abril já foi concluída.

Publicidade

No momento da ordem de Biden, havia oficialmente 2.500 soldados americanos e 16 mil privados.

Segundo os relatórios, também havia cerca de mil efetivos das forças especiais americanas operando no Afeganistão naquele momento, e não foram incluídos na contagem oficial.

Publicidade

Embora Biden tenha estabelecido o prazo para setembro - o vigésimo aniversário do ataque da organização Al-Qaeda, com sede no Afeganistão, contra os EUA, que provocou a invasão americana no país -, o Pentágono se moveu rápido para reduzir sua presença ao mínimo neste mês.

"Esperamos terminar (o processo) até o final de agosto", disse na sexta-feira a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, depois da entrega de Bagram.

Os Estados Unidos devem manter pelo menos 650 militares no país para proteger a embaixada e os diplomatas americanos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.