EUA: congressistas vão retomar sessão interrompida por invasão
Líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi afirmou que votação será retomada após limpeza do plenário
Internacional|Do R7
A sessão conjunta do Congresso norte-americano desta quarta-feira (6), que serviria para confirmar os votos do Colégio Eleitoral que dão a vitória na eleição presidencial para o democrata Joe Biden, deverá ser retomada ainda esta noite, horas após uma invasão por centenas de manifestantes a favor do presidente Donald Trump.
Leia também
A informação foi dada pela presidente da Câmara dos Representantes, a deputada Nancy Pelosi. Ela afirmou que conversou com Biden e outras autoridades, além de colegas do Congresso, antes de tomar a decisão.
"Após consultar as lideranças dos dois partidos e conversar por telefone com o Pentágono, o Departamento de Justiça e o vice-presidente (Mike Pence), nós decidimos prosseguir esta noite no Capitólio, assim que ele for liberado para uso. Vamos divulgar mais informações mais tarde", afirmou Pelosi.
As câmaras do Congresso estão sendo limpas para que a sessão seja retomada.
Mudança de ideia
Pelo menos uma congressista republicana que se opunha à certificação dos votos e apoiava a objeção do partido afirmou que irá mudar sua posição. Em um post no Twitter, Cathy McMorris Rogers justificou sua mudança de opinião.
"Precisamos de uma transição de poder pacífica. Acredito que os americanos deveriam usar as ferramentas constitucionais e processos legais disponíveis para encontrar respostas para suas dúvidas sobre a eleição de 2020. Mas o que vimos hoje foi ilegal e inaceitável", escreveu a congressista.