EUA dizem que Rússia impediu Maduro de embarcar para Cuba
Secretário do Estado, Mike Pompeo, deu entrevista a CNN e disse que presidente da Venezuela estava pronto para embarcar para país aliado
Internacional|Giovanna Orlando, do R7
O Secretário do Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, deu entrevista nesta terça-feira (30) para a CNN e disse que Nicolás Maduro estava pronto para deixar a Venezuela e iria para Havana, capital de Cuba, quando uma ligação da Rússia parou o presidente.
“Ele tinha um avião no solo, ele estava pronto para partir nesta manhã e os russos disseram que ele devia ficar”, contou Pompeo em entrevista ao jornalista Wolf Blitzer, no programa The Situation Room.
Leia também
Embaixador da Venezuela na ONU diz que 'golpe fracassou'
Rússia acusa EUA de incentivar golpe de Estado na Venezuela
Venezuela: Leopoldo López pede refúgio na embaixada do Chile
Venezuela: diversos países se manifestam sobre crise política
Governo de Maduro ameaça usar armas para conter 'golpe militar'
Perguntado sobre a segurança do presidente caso ele viajasse para Cuba, o Secretário desconversou. “O senhor Maduro entende o que acontecerá se ele subir naquele avião”, ameaçou. “Ele sabe as nossas expectativas”, concluiu, quando pressionado a responder.
Durante a entrevista ele também reforçou o apoio americano a Juan Guaidó. O presidente Trump também usou as redes sociais para avisar que estava acompanhando de perto a situação na Venezuela e ameaçou impor sanções a Cuba.
O dia foi marcado por protestos na Venezuela depois que o líder da oposição e autoproclamado presidente Juan Guaidó convocou a população às ruas e tentou convencer as forças armadas a se juntarem a rebelião. Em meio ao clima tenso, Maduro embarcaria para o país aliado para se proteger.