Logo R7.com
Logo do PlayPlus

EUA dizem que Rússia lançou 1,1 mil mísseis contra a Ucrânia desde fevereiro

Americanos não confirmam o uso de armas hipersônicas, algo que a Rússia confirmou ter utilizado pelo menos duas vezes

Internacional|Do R7

Quartel é destruído após ataque de mísseis russos em Mykolaiv, no sul da Ucrânia
Quartel é destruído após ataque de mísseis russos em Mykolaiv, no sul da Ucrânia

A Rússia lançou mais de 1,1 mil mísseis na Ucrânia desde o início de sua invasão no dia 24 de fevereiro, afirmou nesta segunda-feira (21) um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que não conseguiu confirmar o disparo de projéteis hipersônicos por parte de Moscou.

Em conversa por telefone com jornalistas, o funcionário do Pentágono disse que os EUA não conseguiram verificar o uso de mísseis hipersônicos, embora não tenha descartado essa possibilidade.

O Ministério da Defesa da Rússia disse no último domingo (20) que as forças do país voltaram a disparar mísseis hipersônicos Kinzhal para destruir "um grande armazém de combustível e lubrificantes" na cidade de Kostyantynivka, no sul da Ucrânia.

Esta é a segunda utilização confirmada do Kinzhal na Ucrânia e no mundo, que a Rússia havia usado anteriormente apenas durante testes militares.


Kinzhal é um míssil hipersônico de alta precisão com alcance superior a 2.000 km e velocidade dez vezes maior que a do som.

O funcionário americano enfatizou que, se tais relatórios fossem verdadeiros, "por que (os russos) precisariam disparar um míssil hipersônico de não muito longe para atingir um prédio?". A fonte ressalta que o uso desse tipo de projétil pode ter sido feito porque os russos estão ficando sem munições guiadas de precisão e precisam recorrer a outros tipos de armas.


"Ou pode ser que eles queiram enviar uma mensagem ao Ocidente e também à Ucrânia para obter algum tipo de vantagem na mesa de negociações, mas do ponto de vista militar não é muito prático usar mísseis hipersônicos naquele local", afirmou.

Ele também acrescentou que, no momento, a Rússia está se concentrando em atacar o leste da Ucrânia, tanto o nordeste quanto o sul, em vez do oeste.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/eua-dizem-que-russia-lancou-11-mil-misseis-contra-a-ucrania-desde-fevereiro-06072022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.