Logo R7.com
Logo do PlayPlus

EUA dizem que todas as tropas russas se retiraram dos arredores de Kiev

Informações americanas apontam para um recuo russo em direção a Belarus e Rússia para 'reconsolidar e reajustar' os grupamentos

Internacional|Do R7

Tropas russas não conseguiram invadir Kiev, defendida por soldados ucranianos e voluntários
Tropas russas não conseguiram invadir Kiev, defendida por soldados ucranianos e voluntários

Todas as tropas russas que permaneciam nos arredores de Kiev e da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, se retiraram dessas áreas, segundo informou nesta quarta-feira (6) um funcionário de alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Em conversa por telefone com jornalistas, o funcionário disse que, de acordo com os dados de que dispõe, todos os soldados russos destacados naquelas áreas retiraram-se para seguir para Belarus e para a Rússia para "reconsolidar e reajustar [os grupamentos]".

"Não estamos vendo forças russas dentro e ao redor de Kiev ou ao norte de Kiev, nem dentro ou ao redor de Chernihiv", ressaltou a fonte. Por outro lado, os EUA não detectaram "mudanças reais" na situação no leste ou sul da Ucrânia.

"Mariupol ainda está isolada, mas os russos não a conquistaram, apesar dos relatos de fontes abertas no sentido contrário, dos ucranianos entregando Mariupol. Avaliamos que isso não aconteceu", ressaltou o funcionário dos EUA.


Um dos assessores da Presidência ucraniana, Oleksiy Arestovych, assegurou nesta quarta-feira que os russos perderam parte de seu potencial ofensivo e que agora estão recrutando e redistribuindo suas tropas na tentativa de continuar a ofensiva sobre Mariupol e na região de Kharkov.

"Nos demais setores do fronte, o inimigo foi detido, especialmente nas regiões de Kiev, Sumy e em quase toda a área de Chernihiv", que até agora havia sido severamente punida pelo Exército russo desde que iniciou a invasão, em 24 de fevereiro, especificou o assessor.


Os EUA e as autoridades militares ucranianas acreditam que a Rússia quer redirecionar sua ofensiva a partir de agora ao leste da Ucrânia para controlar as regiões de Donetsk e Lugansk, as autoproclamadas repúblicas independentes reconhecidas pela Rússia, que as controla de fato.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/eua-dizem-que-todas-as-tropas-russas-se-retiraram-dos-arredores-de-kiev-28062022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.