EUA enviam à Ucrânia 1,1 milhão de cartuchos de artilharia apreendidos das forças do Irã
Munições estavam a caminho do Iêmen quando foram apreendidas pela marinha americana no fim de 2022
Internacional|Do R7
Os Estados Unidos enviaram à Ucrânia cerca de 1,1 milhão de cartuchos de artilharia de calibre 7,62 milímetros apreendidos das forças iranianas em dezembro de 2022, informou nesta quarta-feira o Comando Central americano (Centcom).
A entrega aconteceu na segunda-feira (2) e, de acordo com o comunicado, o governo dos EUA assumiu a propriedade da munição em 20 de julho de 2023.
Essas munições de artilharia foram apreendidas pelas forças navais do Centcom em 1º de dezembro de 2022.
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã as estava transferindo para os rebeldes houthis no Iêmen, violando a Resolução 2216 do Conselho de Segurança da ONU.
O texto do Centcom informa que Washington está comprometido em trabalhar com seus aliados e parceiros "para combater o fluxo de assistência letal do Irã na região por todos os meios legais, inclusive com sanções dos EUA e das Nações Unidas e por meio de proibições".
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
"O apoio do Irã a grupos armados ameaça a segurança internacional e regional, nossas forças, pessoal de diplomacia e cidadãos na região, bem como nossos parceiros. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para esclarecer as atividades desestabilizadoras do Irã e impedi-las", diz a nota.
Leia também
A rede de televisão CNN acrescentou que os EUA planejam entregar milhares de armas e munições iranianas apreendidas para a Ucrânia, a fim de aliviar a escassez de armas das forças do país.
O Centcom armazena as armas apreendidas em suas instalações no Oriente Médio, segundo a CNN.
Há meses, o governo Biden vem investigando maneiras viáveis de realizar essas transferências respeitando o direito internacional, e uma dessas maneiras é por meio de autoridades civis de confisco.
No ano passado, a Marinha dos EUA apreendeu milhares de fuzis de assalto iranianos e mais de um milhão de cartuchos de artilharia de navios usados pelo Irã para entregar armas ao Iêmen, observou a CNN. Essas apreensões geralmente são realizadas com o apoio de forças regionais.
Os EUA acusam o Irã de apoiar diretamente as ações militares dos rebeldes houthis no Iêmen e a apreensão de armas faz parte da aplicação de sanções contra o Guarda Revolucionária do pais.