Rússia x Ucrânia

Internacional EUA enviam à Ucrânia 1,1 milhão de cartuchos de artilharia apreendidos das forças do Irã

EUA enviam à Ucrânia 1,1 milhão de cartuchos de artilharia apreendidos das forças do Irã

Munições estavam a caminho do Iêmen quando foram apreendidas pela marinha americana no fim de 2022

AFP
Ucrânia recebe munição dos EUA para continuar combatendo as tropas russas

Ucrânia recebe munição dos EUA para continuar combatendo as tropas russas

Roman PILIPEY / AFP - 01.10.2023

Os Estados Unidos enviaram à Ucrânia cerca de 1,1 milhão de cartuchos de artilharia de calibre 7,62 milímetros apreendidos das forças iranianas em dezembro de 2022, informou nesta quarta-feira o Comando Central americano (Centcom).

A entrega aconteceu na segunda-feira (2) e, de acordo com o comunicado, o governo dos EUA assumiu a propriedade da munição em 20 de julho de 2023.

Essas munições de artilharia foram apreendidas pelas forças navais do Centcom em 1º de dezembro de 2022.
 

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã as estava transferindo para os rebeldes houthis no Iêmen, violando a Resolução 2216 do Conselho de Segurança da ONU.

O texto do Centcom informa que Washington está comprometido em trabalhar com seus aliados e parceiros "para combater o fluxo de assistência letal do Irã na região por todos os meios legais, inclusive com sanções dos EUA e das Nações Unidas e por meio de proibições".


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

"O apoio do Irã a grupos armados ameaça a segurança internacional e regional, nossas forças, pessoal de diplomacia e cidadãos na região, bem como nossos parceiros. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para esclarecer as atividades desestabilizadoras do Irã e impedi-las", diz a nota.

A rede de televisão CNN acrescentou que os EUA planejam entregar milhares de armas e munições iranianas apreendidas para a Ucrânia, a fim de aliviar a escassez de armas das forças do país.

O Centcom armazena as armas apreendidas em suas instalações no Oriente Médio, segundo a CNN.

Há meses, o governo Biden vem investigando maneiras viáveis de realizar essas transferências respeitando o direito internacional, e uma dessas maneiras é por meio de autoridades civis de confisco.

No ano passado, a Marinha dos EUA apreendeu milhares de fuzis de assalto iranianos e mais de um milhão de cartuchos de artilharia de navios usados pelo Irã para entregar armas ao Iêmen, observou a CNN. Essas apreensões geralmente são realizadas com o apoio de forças regionais.

Os EUA acusam o Irã de apoiar diretamente as ações militares dos rebeldes houthis no Iêmen e a apreensão de armas faz parte da aplicação de sanções contra o Guarda Revolucionária do pais.

Com expulsão de invasores, Ucrânia sofre para achar e desativar minas terrestres escondidas pela Rússia

Últimas