EUA enviam navios ultramodernos para buscas de submarino argentino
Frota chegou de Pearl Harbor; mais de 100 pessoas participam de operação
Internacional|Do R7, com agências*
A Marinha dos Estados Unidos enviou na segunda-feira (20) equipamentos de última geração para auxiliar as buscas aos submarino militar argentino ARA San Juan, desaparecido há seis dias. As informações são do jornal Clarín.
De acordo com a publicação, os norte-americanos mandaram quatro veículos submersos tripulados com uma sonda de grande alcance para tentar localizar a embarcação desaparecida. Caso o ARA San Juan seja detectado no fundo do mar, os EUA também disponibilizaram uma câmara pressurizada que permitirá o resgate dos tripulantes argentinos. O Clarín afirma que a operação será similar àquela realizada para salvar os mineiros chilenos que ficaram 69 dias presos 688 m abaixo da terra em 2010.
A frota, considerada uma das mais modernas do planeta, veio da base de naval de Pearl Harbor, no Havaí, e chegou ao porto da cidade de Comodoro Rivadavia, na província de Chubut, ao sul da Argentina. Mais de 100 pessoas participarão das operações de buscas.
O submarino ARA San Juan desapareceu na última quarta-feira (15), quando operava na altura do Golfo San Jorge, a 432 km do continente. A embarcação contava com 44 tripulantes a bordo.
As Forças Armadas argentinas chegaram a detectar sete tentativas de comunicação por satélite ocorridas no último sábado (18), mas já descartaram que elas tenham vindo do submarino. As chamadas tiveram durações entre 4 e 36 segundos.
O ARA San Juan foi fabricado em 1985 na Alemanha. De 2007 até 2014, a embarcação passou por reparos que teriam substituído o seu sistema elétrico.
*Texto de Ana Luísa Vieira, do R7.