EUA enviarão equipamento militar a seis países do Leste Europeu
Seis países aceitaram receber os equipamentos que ajudarão nas operações e treinamentos
Internacional|Do R7
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, anunciou nesta terça-feira (23) que o país mobilizará tanques, veículos blindados e artilharia temporariamente em territórios da Bulgária, Polônia, Romênia, Estônia, Letônia e Lituânia.
Carter detalhou os projetos do governo americano em entrevista coletiva em Tallinn, capital da Estônia, junto aos ministros da Defesa das três repúblicas bálticas, que receberam com satisfação o anúncio e agradeceram o apoio dos EUA frente às ameaças russas.
O secretário de Estado explicou que Bulgária, Polônia, Romênia, Estônia, Letônia e Lituânia aceitaram receber equipamento militar pesado. O objetivo é que as remessas militares americanas cheguem à região para participar de operações e treinamentos.
Avanço militar de Rússia e EUA gera temores de nova corrida armamentista
EUA ameaçam Rússia de mais sanções após intensificação de combates na Ucrânia
Carter visitou Tallinn antes de participar amanhã, em Bruxelas, da reunião de ministros da Defesa dos países da Otan e após visitar a Alemanha ontem, onde confirmou a participação dos EUA na força aliada de reação rápida.
Em Berlim, Carter confirmou o compromisso americano com a Otan para defender a Europa "das operações russas e das tentativas de se criar uma esfera de influência como nos tempos da União Soviética".
Embora tenha ressaltado que seu país não quer uma nova Guerra Fria, também pediu aos aliados europeus que se prepararem para fazer frente a novas ameaças e encorajou a Alemanha a assumir um papel de liderança.
A agenda de Carter em Tallinn incluiu reuniões com o presidente estoniano, Toomas Hendrik Ilves, e com o primeiro-ministro do país, Taavi Roivas.











