Logo R7.com
Logo do PlayPlus

EUA enviarão submarino nuclear à Coreia do Sul para intimidar forças de Kim Jong-un

Medida tomada por americanos é típica da era da Guerra Fria; ação visa tranquilizar o governo sul-coreano

Internacional|Do R7

Submarino nuclear americano navegando nas águas do Oriente Médio no início de abril
Submarino nuclear americano navegando nas águas do Oriente Médio no início de abril

Os Estados Unidos enviarão um submarino nuclear à Coreia do Sul para reforçar as ações contra a Coreia do Norte, afirmou nesta quarta-feira (26) um alto funcionário americano.

O deslocamento "ocasional" desse submarino equipado com mísseis balísticos com capacidade nuclear deve ser anunciado como parte de uma declaração a ser assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk Yeol, em visita oficial aos Estados Unidos, disse o alto funcionário, sob condição de anonimato.

Essa declaração, que recorda as medidas adotadas no "ponto mais alto da Guerra Fria", segundo essa fonte, estabelece também um mecanismo de consulta e troca de informações com Seul sobre energia nuclear, que visa reforçar o guarda-chuva de segurança dos EUA e tranquilizar o aliado sul-coreano.

"Os Estados Unidos, realmente, não tomam tais medidas desde os dias da Guerra Fria com um punhado de nossos aliados mais próximos na Europa", disse o funcionário.


"Queremos garantir que, ao adotar essas medidas, o nosso compromisso com uma maior dissuasão não seja questionado", acrescentou, pouco antes da reunião entre os dois líderes na Casa Branca.

A Coreia do Norte lançou um número sem precedentes de mísseis balísticos este ano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.