EUA enviarão submarino nuclear à Coreia do Sul para intimidar forças de Kim Jong-un
Medida tomada por americanos é típica da era da Guerra Fria; ação visa tranquilizar o governo sul-coreano
Internacional|Do R7
Os Estados Unidos enviarão um submarino nuclear à Coreia do Sul para reforçar as ações contra a Coreia do Norte, afirmou nesta quarta-feira (26) um alto funcionário americano.
O deslocamento "ocasional" desse submarino equipado com mísseis balísticos com capacidade nuclear deve ser anunciado como parte de uma declaração a ser assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk Yeol, em visita oficial aos Estados Unidos, disse o alto funcionário, sob condição de anonimato.
Essa declaração, que recorda as medidas adotadas no "ponto mais alto da Guerra Fria", segundo essa fonte, estabelece também um mecanismo de consulta e troca de informações com Seul sobre energia nuclear, que visa reforçar o guarda-chuva de segurança dos EUA e tranquilizar o aliado sul-coreano.
"Os Estados Unidos, realmente, não tomam tais medidas desde os dias da Guerra Fria com um punhado de nossos aliados mais próximos na Europa", disse o funcionário.
"Queremos garantir que, ao adotar essas medidas, o nosso compromisso com uma maior dissuasão não seja questionado", acrescentou, pouco antes da reunião entre os dois líderes na Casa Branca.
A Coreia do Norte lançou um número sem precedentes de mísseis balísticos este ano.