EUA esperam cooptar novo governo venezuelano por temor de guerra civil no país, especula professor
Conflito na América do Sul seria ‘trágico’ para interesses norte-americanos; veja análise
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Sobre o futuro da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro e ascensão de Delcy Rodríguez ao poder, é possível que a expectativa dos Estados Unidos seja cooptar o governo venezuelano diante da possibilidade de uma guerra civil no país. É o que pontua o professor de relações internacionais Ricardo Leães, em entrevista ao programa News das 19h.
“Embora exista sim uma oposição ao chavismo e ao antigo governo de Nicolás Maduro, a gente sabe também que ele tem um apoio popular importante. Isso, é claro, aumenta as possibilidades de que haja uma guerra civil. Talvez os Estados Unidos tenham a consciência de que uma guerra civil na América do Sul seria trágica para seus próprios interesses e, por conta disso, eles estejam esperando ou tentando averiguar, sondar a possibilidade de que o novo governo seja cooptado”, explica.
Ele também pontua que a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU realizada nesta segunda-feira (5) — dia em que Nicolás Maduro e sua esposa tiveram a primeira audiência após a captura por militares dos Estados Unidos — não deve ter resultados concretos.
“Os Estados Unidos são membro permanente do Conselho de Segurança e, portanto, tem poder de veto. Então, mesmo que haja uma iniciativa, e eu tenho dúvida se haverá, mas mesmo que haja uma iniciativa tentando condenar as atividades dos Estados Unidos, essa iniciativa vai ser barrada pelo representante dos Estados Unidos”, argumenta.
Leães destaca semelhança com a situação diante da invasão da Ucrânia pela Rússia: “Todas as iniciativas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas foram barradas pela própria Rússia que também é um membro permanente desse Conselho”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!










