EUA estimam que Rússia pode ter tido até 80 mil baixas em guerra
Números divulgados pelo Pentágono reúnem soldados russos mortos e feridos em combates na Ucrânia desde fevereiro
Internacional|Do R7
O Pentágono calcula que a Rússia sofreu de 70 mil a 80 mil baixas, o que inclui militares mortos e feridos, desde o início da invasão na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano.
O subsecretário de Defesa para Política dos Estados Unidos, Colin Kahl, afirmou nesta segunda-feira (8), em entrevista coletiva, que o número de baixas é "notável", visto que a Moscou não alcançou "nenhum" dos objetivos que tinha no começo da ofensiva.
O representante do Pentágono nao quis precisar o número de vítimas entre as forças ucranianas desde o início do conflito. O diretor da CIA, William Burns, afirmou, no fim de julho deste ano, que a agência estima que 15 mil russos morreram e cerca de 45 mil ficaram feridos durante a invasão do território da Ucrânia.
Segundo um levantamento elaborado pelo veículo independente russo Mediazona e pela BBC News Russia, até 29 de julho, um total de 5.185 russos teriam perdido a vida durante o conflito.
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, por sua vez, garantiu que o número de militares russos mortos poderia chegar a 40 mil. Nenhum dos dois países, contudo, informa a quantidade própria de vítimas. Moscou garantiu que cerca de 23 mil ucranianos morreram.
Por sua vez, o gabinete do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, no último dia 1º, apontou que, pelo menos, 355 civis ucranianos morreram e 1,1 mil ficaram feridos desde o começo da guerra.