Resumindo a Notícia
- Homem fotografado dentro do gabinete de Nancy Pelosi é preso nos EUA
- Ele foi flagrado no local durante invasão ao Capitólio na última quarta-feira (6)
- Richard Barnett é natural de Gravett, comunidade rural do estado de Arkansas
- Além dele, o FBI prendeu cerca de 40 pessoas que estiveram no Capitólio
Richard Barnett invadiu o gabinete junto com outros manifestantes na última quarta-feira (6)
Jim Lo Scalso/EPA/EFEAutoridades policiais dos EUA afirmaram ter prendido nesta sexta-feira (8) um homem fotografado com os pés sobre uma mesa do gabinete da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi. A fotografia foi feita enquanto ocorria, na última quarta-feira (6), uma invasão dos apoiadores de Trump ao Capitólio dos EUA.
De acordo com o Departamento de Justiça, Richard Barnett, de 66 anos, foi preso sob as acusações de entrar e permanecer em áreas restritas, invasão violenta, e roubo de propriedade pública.
As fotos de Barnett foram tiradas enquanto simpatizantes de Donald Trump invadiam e vandalizavam o Capitólio dos EUA. Depois de sair do gabinete e da foto já ter viralizado nas redes sociais, o homem, natural de Gravette, cidade localizada no estado de Arkansas, cedeu uma entrevista a um jornalista norte-americano.
Na conversa em questão, ele exibe um envelope que foi retirado do gabinete. Richard, entretanto, afirma que não a roubou, mas sim que deixou 25 centavos na mesa da presidente da Câmara Nancy Pelosi. O invasor também ressaltou que bateu educadamente na porta antes de entrar, mas foi empurrado por outros manifestantes que invadiram o Capitólio.
O prefeito de Gravette afirmou que as fotos de Barnett levaram uma atenção desnecessária para a pequena cidade rural. Segundo ele, o invasor não representa a cidade e nem as pessoas que residem na comunidade do estado de Arkansas.
Nesta sexta-feira, um legislador do estado da Virgínia Ocidental também foi acusado de conexão com os distúrbios do dia 6 de janeiro. O republicano Derrick Evans postou e posteriormente apagou um vídeo onde está junto com a multidão que invadiu a sede do Congresso dos EUA.
Investigadores do FBI buscam agora identificar outros invasores que estiveram presentes no Capitólio na quarta-feira, com a ajuda tanto de imagens de vigilância do local, como postagens nas redes sociais. De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, até o momento foram presas 41 pessoas que estiveram no Capitólio.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Fabio Fleury