Logo R7.com
RecordPlus

EUA não têm planos de tirar tropas do Iraque, diz secretário de Defesa

Negando carta divulgada por agências de notícias, Mark Esper disse que os norte-americanos seguem comprometidos com combate ao Estado Islâmico

Internacional|Do R7

  • Google News
Mark Esper negou conteúdo de carta vazada sobre Iraque
Mark Esper negou conteúdo de carta vazada sobre Iraque

Os Estados Unidos não têm planos de se retirarem militarmente do Iraque, disse o secretário norte-americano de Defesa, Mark Esper, a repórteres no Pentágono nesta segunda-feira (6), após reportagem da Reuters e de outros veículos de imprensa sobre uma carta enviada pelas Forças Armadas norte-americanas anunciando a retirada.

"Não há nenhuma decisão, de nenhum tipo, de deixar o Iraque", disse Esper, quando indagado sobre a carta, acrescentando que não foram emitidos planos para preparar a retirada.


"Não sei o que é essa carta... Estamos tentando descobrir de onde vem isso, o que é isso. Mas não houve nenhuma decisão de sair do Iraque. Ponto."

Esper disse que os EUA seguem comprometidos em combater o Estado Islâmico no Iraque, ao lado de seus aliados e parceiros.


General também nega conteúdo de carta

O principal general dos EUA disse a jornalistas, em Washington, que a carta vazada das Forças Armadas dos Estados Unidos para o Iraque que criou impressões de uma retirada iminente dos EUA era apenas um rascunho mal redigido de documento que visava apenas destacar o aumento do movimento dos militares.

"Mal escrita, implica retirada. Não é isso que está acontecendo", disse a um grupo de repórteres o general do Exército dos EUA, Mark Milley, chefe do Estado-Maior, a um grupo de repórteres, enfatizando que não há planos de retirada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.