EUA: Patrulha acha 11 chineses em caminhão na fronteira com México
Os imigrantes chineses foram encontrados escondidos em móveis dentro de um caminhão que ia para San Diego, na Califórnia
Internacional|Da EFE
Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP) encontraram em um porto na Califórnia 11 chineses que tentavam entrar em território americano dentro de móveis e eletrodomésticos transportados por um caminhão, segundo informações divulgadas pela imprensa local nesta terça-feira (10).
Os 11 imigrantes estavam escondidos dentro dos móveis em um veículo de carga tentando entrar pela fronteira de San Ysidro, que liga San Diego, na Califórnia, a Tijuana, no México, no último sábado.
Leia também: Prisão de imigrantes na fronteira dos EUA cresce 88% em 1 ano
De acordo com um relatório das autoridades de imigração, o caminhão foi enviado para uma segunda inspeção, onde eles encontraram os estrangeiros colocados entre os móveis e eletrodomésticos.
Escondidos nos móveis
Fotografias tiradas por agentes da CBP mostram um dos chineses estava escondido em um baú de madeira, e outro, dentro de uma máquina de lavar roupa.
Leia também
"Estes são seres humanos que contrabandeiam sujeitos a condições desumanas e que podem ter consequências mortais. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido", disse o diretor de operações da Patrulha em San Diego, Pete Flores, em um comunicado.
Um homem americano de 42 anos que conduzia o caminhão foi preso e será processado por tráfico humano, segundo as autoridades. Os 11 asiáticos também foram detidos e enviados para um centro específico para imigrantes.
Há cerca de um mês, outros seis chineses tentaram atravessar a fronteira em um caminhão, também por San Ysidro. Nesse caso, os migrantes foram escondidos dentro das paredes do caminhão e só foram descobertos por cães treinados.