Internacional EUA prometem na COP27 manter agenda climática independente do resultado das eleições legislativas

EUA prometem na COP27 manter agenda climática independente do resultado das eleições legislativas

Representante do governo americano para o clima disse que Biden 'continuará o que está fazendo' mesmo em caso de vitória dos republicanos 

AFP

Resumindo a Notícia

  • Republicanos são favoritos para conquistar o controle do Congresso nas eleições
  • Vitória poderia precipitar o anúncio de uma candidatura do ex-presidente Donald Trump
  • A COP27, que reúne quase 200 países, conclui hoje o encontro de cúpula de governantes
  • Biden deve ir à conferência do clima na sexta-feira, após os resultados das eleições
John Kerry, enviado especial dos EUA para o clima, fala enquanto participa da COP27

John Kerry, enviado especial dos EUA para o clima, fala enquanto participa da COP27

Mohammed Salem/Reuters - 08.11.2022

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende manter a agenda climática mesmo em caso de vitória dos republicanos nas eleições legislativas desta terça-feira (8), afirmou o representante especial do governo americano para o clima, John Kerry, na COP27.

Os republicanos são favoritos para conquistar o controle do Congresso nas eleições, que significam uma "avaliação" do governo Biden, que está na metade de seu mandato.

Uma vitória republicana na Câmara de Representantes e no Senado poderia precipitar o anúncio de uma candidatura do ex-presidente Donald Trump, que retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris de 2015 sobre a mudança climática. Biden incluiu o país novamente no pacto.

"Mesmo se não vencermos, o presidente Biden está mais determinado do que nunca a continuar o que estamos fazendo", disse Kerry.

"A maior parte do que estamos fazendo não pode ser modificada por ninguém que venha depois... O mercado tomou sua decisão sobre o que temos que fazer para responder à crise climática", acrescentou.

A COP27, que reúne quase 200 países, conclui nesta terça-feira (8) o encontro de cúpula de governantes, com a participação de mais de 100 líderes mundiais.

Biden deve comparecer à conferência do clima na sexta-feira (11), após os resultados das eleições de meio de mandato.

Depois ele viajará ao Camboja para a reunião anual EUA-Asean e em seguida para a Indonésia, sede do encontro de cúpula do G20.

Últimas