EUA recomendam tapar o rosto em público para evitar contágio
CDC recomenda tapar o rosto com panos e máscaras caseiras para tentar diminuir a propagação do coronavírus; Trump diz que não vai seguir
Internacional|Da EFE, com R7
O governo dos EUA recomendou nesta sexta-feira (3) que as pessoas tapem o rosto com tecidos ou máscaras em público para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo, o presidente Donald Trump diz que não irá seguir a sugestão.
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) atualizou suas recomendações para incluir as máscaras e tecidos, que as pessoas devem usar em público e não devem ser as destinadas a uso médico.
Leia também: Nova York supera 100 mil casos e 2,3 mil mortes por coronavírus
"O CDC está recomendando o uso de máscaras não-cirúrgicas para tapar o rosto como uma medida adicional. É voluntário, você não precisa fazer. Por isso, não acho que eu vá fazer", disse o presidente em uma coletiva, na qual ainda admitiu que "pode ser que isso seja bom.
A recomendaçãodo CDC, feita agora em nível federal, segue o exemplo de outras autoridades locais nos últimos dias, como as feitas pelos prefeitos de Nova York e Los Angeles aos moradores.
Máscaras de pano
Além das medidas de distanciamento social, "o CDC também recomenda cobrir o rosto com telas simples, para diminuir a propagação do vírus e impedir que pessoas que tenham o vírus sem saber o transmitam para outras".
Leia também
O órgão destacou que tapar o rosto é especialmente importante "em locais públicos onde outras medidas de distanciamento social sejam difíceis de ser observadas (como por exemplo supermercados e farmácias), especialmente em áreas de transmissão comunitaria significativa".
O CDC enfatizou que a população não deve usar máscaras médicas ou com filtros de respiração N95, já que são "equipamentos críticos que devem ser reservados para os trabalhadores da saúde ou outros serviços de primeiros socorros".
Propagação nos EUA
Os EUA já registram mais de 275 mil casos confirmados de coronavírus, um aumento de mais de 30 mil nas últimas 24 horas. O número de mortes chegou a 7.067, um aumento de mais de 1 mil em relação à quinta-feira.
Os estados vizinhos de Nova York e Nova Jersey seguem como o epicentro da covid-19 em território norte-americano, com mais de 130 mil casos. Outros estados, como Califórnia, Michigan, Louisiana, Flórida e Massachusetts já têm mais de 10 mil infectados cada.