Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA rejeitam transferir aviões de combate poloneses à Ucrânia

Inteligência americana acredita que ação poderia culminar em um envolvimento futuro da Otan no confronto europeu

Internacional|

Força Aérea polonesa enviaria aviões para base militar na Alemanha
Força Aérea polonesa enviaria aviões para base militar na Alemanha Força Aérea polonesa enviaria aviões para base militar na Alemanha

Os Estados Unidos rejeitaram definitivamente a proposta da Polônia de entregar aeronaves MIG-29 aos militares americanos para que fossem repassadas à Ucrânia, anunciou o Pentágono nesta quarta-feira (9).

Os serviços de inteligência acreditam que a transferência de aeronaves MIG-29 para a Ucrânia "poderia levar a uma reação russa significativa que aumentaria a perspectiva de uma escalada militar com a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", declarou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em entrevista coletiva.

A questão da transferência dos aviões, que deixou o governo ucraniano ansioso por uma resolução para tentar conter a agressão russa pelo ar, provou ser um revés notável na união entre os Estados Unidos e seus aliados europeus em relação à invasão perpetrada por Moscou.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, conversou com o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, nesta quarta-feira e agradeceu a disposição de Varsóvia em cooperar nos esforços para apoiar a Ucrânia, segundo Kirby.

Publicidade

"Mas ele ressaltou que não apoiamos a transferência de aeronaves de combate para a Força Aérea ucraniana neste momento, então também não desejamos vê-los sob nossa custódia", disse Kirby.

Varsóvia expressou apoio a um plano no qual a Polônia enviaria seus caças MIG-29 da era soviética para Kiev por meio de uma base aérea americana na Alemanha. No passo seguinte sugerido, os EUA complementariam a frota polonesa com caças F-16.

Publicidade

"Isso é algo que não vamos explorar neste momento", afirmou Kirby, acrescentando que adicionar aeronaves à frota de combate da Ucrânia "não mudaria significativamente a eficácia" da Força Aérea ucraniana contra a capacidade russa.

Leia também

"Portanto, consideramos o ganho de transferir esses MIG-29 baixo."

Publicidade

Nesta quarta-feira, tropas russas chegaram perto de Kiev, às vésperas da primeira reunião de negociação de alto nível entre os dois países desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

De acordo com o Ancur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), Filippo Grandi, entre "2,1 milhões e 2,2 milhões" de ucranianos fugiram de seu país desde o início da invasão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.