Internacional EUA: satanistas instalam estátua de criatura com cabeça de bode em ato

EUA: satanistas instalam estátua de criatura com cabeça de bode em ato

Grupo do Templo Satânico protestou por liberdade religiosa em frente ao Capitólio de Arkansas, onde já há monumento aos Dez Mandamentos

Satanistas instalam estátua

Estátua satanista foi instalada no Capitólio de Arkansas

Estátua satanista foi instalada no Capitólio de Arkansas

Reprodução/Twitter John Hornor

Uma estátua de bronze de Baphomet, criatura alada com cabeça de bode, foi instalada em frente ao Capitólio de Arkansas, na quinta-feira (16), por um grupo satanistas que protestava por liberdade de expressão e religiosa, além de pedirem a retirada de um monumento em homenagem aos Dez Mandamentos.

De acordo com informações do jornal americano The Washington Post, a estátua tem quase 2m de altura e levou quase dois anos para que os satânicos a levassem até o local.

Satanistas retiraram a estátua do local no mesmo dia

Satanistas retiraram a estátua do local no mesmo dia

Reprodução/Twitter John Hornor

Ainda segundo a publicação, o protesto foi organizado pelo Templo Satânico e reuniu cerca de 150 satanistas, além de ateus e cristãos.

O grupo afirma que o momento em homenagem aos Dez Mandamentos, que já estava instalado no local antes da estátua de Baphomet, viola a liberdade constitucional dos direitos religiosos.

Por conta de uma lei que exige patrocínio legislativo para qualquer monumento, a estátua de Baphomet foi retirada pelos manifestantes no mesmo dia.

A publicação afirma que a estátua satanista nasceu em Detroit, nos Estados Unidos, e a história se remete à Europa do século XII, quando a Igreja Católica acusou a população de adorar o ídolo. Ainda não se sabe, porém, se existiu de fato algum satanista que adorou Baphomet.