Logo R7.com
RecordPlus

EUA transferem para o Iraque quase 6.000 suspeitos de integrarem o Estado Islâmico

Detentos estavam na Síria, cuja tensão interna causou fugas; grupos de direitos humanos alertam para histórico de excessos

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

O Exército dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira (13) que concluiu a transferência de suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico que estavam presos na Síria. Ao todo, mais de 5.700 prisioneiros foram levados para o Iraque, em uma operação que durou 23 dias.

A medida foi tomada em razão das instabilidades que se seguiram depois da guerra que derrubou o ditador Bashar al-Assad, em dezembro de 2024. Os detentos estavam em prisões localizadas em uma área do país anteriormente controlada pelas Forças Democráticas Sírias, de maioria curda e aliadas dos EUA, até serem expulsos de parte do território pelo atual governo. A tensão interna contribuiu para a fuga de cerca de 120 suspeitos de uma das prisões.


Além de abrigar os prisioneiros, o Iraque se ofereceu para julgá-los. No entanto, grupos de direitos humanos alertam para histórico de “julgamentos totalmente fraudulentos” no país, o que pode levar a um excesso nas punições.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.