EUA vetam resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia cessar-fogo em Gaza
Foram 13 votos a favor, um contra e uma abstenção; o voto americano tem poder de barrar uma aprovação
Internacional|Do R7
Os Estados Unidos vetaram, nesta sexta-feira (8), uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que pedia um "cessar-fogo humanitário imediato" na Faixa de Gaza — uma iniciativa do secretário-geral da entidade, António Guterres.
A resolução, redigida pelos Emirados Árabes Unidos e que contava com o apoio de cem países, teve 13 votos a favor, um contra (Estados Unidos) e uma abstenção (Reino Unido).
Os Estados Unidos, por serem um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, têm poder de veto, ou seja, seu voto, sozinho, consegue impedir que uma resolução seja aprovada, mesmo que tenha a maioria dos votos favoráveis.
Busca-se uma nova trégua na guerra entre Israel e os terroristas do Hamas, para que seja possível negociar a libertação de reféns e para que mais ajuda humanitária chegue à Faixa de Gaza.
Na trégua de uma semana que aconteceu de 24 de novembro a 1º de dezembro, mais de cem reféns voltaram para sua família e mais de 300 prisioneiros palestinos que estavam em Israel foram libertados.
A guerra foi retomada quando os terroristas reiniciaram os ataques, ainda durante a negociação de uma possível extensão da trégua.