Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Europa e Canadá fecham espaço aéreo para aeronaves da Rússia

Ação coordenada faz parte das sanções impostas contra Moscou, que iniciou uma ofensiva militar russa contra a Ucrânia

Internacional|Do R7

Avião da empresa russa Aeroflot decola no aeroporto internacional de Frankfurt (Alemanha)
Avião da empresa russa Aeroflot decola no aeroporto internacional de Frankfurt (Alemanha) Avião da empresa russa Aeroflot decola no aeroporto internacional de Frankfurt (Alemanha)

Países europeus e o Canadá fecharam o espaço a aéreo de seus territórios para aeronaves russas em uma ação coordenada sem precedentes contra o governo da Rússia, que iniciou na semana passada uma ofensiva militar contra a vizinha Ucrânia, o maior ataques contra uma nação europeia desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A maior companhia aérea da Rússia, Aeroflot, informa que todos os voos com destino à Europa deverão ser cancelados logo após o chefe de política exterior da União Europeia (EUA), Josep Borrell, anunciar que o bloco econômico fechou o espaço aéreo para aeronaves russas.

O governo dos Estados Unidos estudam seguir pelo mesmo caminho como forma de sanção contra o governo de Moscou. A decisão ainda está sendo avaliada por Washington, segundo informou representantes da Casa Branca.

De acordo com as autoridades dos EUA, os cidadãos norte-americanas estão sendo orientados a deixarem o território da Rússia o mais rápido possível, antes que as companhias aéreas estrangeiras deixem de voar para o país e que mais países fechem seus aeroportos para aeronaves russas.

Publicidade

A proibição de voos de empresas russas ocorre enquanto o setor aéreo ainda tenta lidar com as consequências da pandemia de coronavírus, que ainda tem prejudicado a demanda global por viagens.

Alemanha, Espanha e França se juntaram à Grã-Bretanha, aos estados nórdicos e bálticos que declararam a proibição do usos de seus espaços aéreos pela Rússia. Trata-se de uma grande escalada nas restrições impostas pelos países aliados e integrantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) contra o governo de Moscou na tentativa de travar uma guerra econômica contra Vladimir Putin em retaliação à invasão da Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.