‘Europa se prepara para um cenário de guerra contra a Rússia até 2029, 2030’, diz especialista
Países europeus temem que nova proposta de acordo de paz na Ucrânia seja desvantajosa para o bloco; professor analisa situação
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Europa não vê vantagens em novo acordo entre Ucrânia e Rússia, por intermédio dos Estados Unidos. Apesar dos avanços, os diplomatas europeus não se sentem confortáveis com as garantias dadas pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, de conceder espaço a eles nas discussões sobre o papel da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da União Europeia em qualquer acordo de paz.
Os líderes afirmam que praticamente todos os aspectos de um acordo afetariam a Europa, desde possíveis concessões territoriais até a cooperação econômica entre Estados Unidos e Rússia. A iniciativa mais recente também gerou novas preocupações na Europa sobre o programa nuclear e inúmeros sistemas de armas da Otan.
O pesquisador de Harvard e professor de relações internacionais Vitelio Brustolin comentou sobre a situação em entrevista ao Conexão Record News nesta terça (2): “A Rússia tem afetado a Europa com ataques cibernéticos, operações de sabotagem, cortes de cabos de internet [...] Quando o Putin fala que não está no radar dele uma guerra contra a Europa e a Otan, na verdade muitas provocações estão no meio.”
Brustolin compara o cenário com a Guerra Fria: “Terminando a guerra na Ucrânia ou não, isto não deve cessar. Os dois lados indiretamente se espionam, se sabotam e se atacam com novos meios. Vejo que a Europa se prepara sim para um cenário de guerra com a Rússia até 2029 e 2030”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
