Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Evacuações começam no Japão com avanço de tufão

Haishen é o décimo tufão da temporada no Pacífico e foi classificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão 

Internacional|Da EFE

Pescador tenta ancorar barco em Makurazaki
Pescador tenta ancorar barco em Makurazaki Pescador tenta ancorar barco em Makurazaki

As evacuações começaram neste sábado (5) no sudoeste do Japão quando o poderoso tufão Haishen mudou-se para lá, o que deve interromper o transporte pelas ilhas de Okinawa e Kyushu até segunda-feira, antes de seguir para a península coreana.

Haishen, o décimo tufão da temporada no Pacífico e classificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), pode atingir as ilhas Amami e outras áreas da ilha Kyushu entre a tarde de domingo e segunda-feira com chuvas recordes, e os governos locais recomendaram evacuações antecipadas.

Leia mais: Cargueiro com mais de 40 pessoas afunda no Japão

A cidade de Amami emitiu neste sábado uma recomendação de evacuação para toda a sua população, 42.674 pessoas, que recomendou que se deslocassem a um dos mais de 70 centros de evacuação instalados na ilha.

Publicidade

Câmeras da mídia local, como o jornal Yomiuri, registraram a chegada de alguns dos evacuados carregando roupas de cama e outros itens, medindo sua temperatura e tomando outras medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus nas instalações.

Às 17:45 hora local, Haishen estava cerca de 300 quilômetros a leste de Okinawa e 350 quilômetros a sudeste de Amami, embora seus ventos já fossem sentidos na região.

Publicidade

Veja também: Japão acrescenta mais 13 países em lista de restrição de viagens

A tempestade de vento estava se movendo a 15 quilômetros por hora na direção norte-noroeste, puxando ventos de mais de 250 quilômetros por hora, de acordo com dados do JMA.

Publicidade

A agência meteorológica também alertou que pode haver chuvas muito fortes, que podem ser o dobro do que é normalmente registrado ao longo do mês de setembro.

Confira: Primeiro-ministro do Japão renuncia ao cargo por problema de saúde

Mais de 80 voos foram cancelados hoje, principalmente para Okinawa e Kyushu.

A operadora da West Japan Railway anunciou que suspenderá a linha de alta velocidade Sanyo entre a cidade de Hiroshima e Hakata na segunda-feira (7) e planeja reduzir a frequência em outras.

Diversos fabricantes de veículos, eletrônicos e instrumentos de precisão planejam suspender as operações em suas fábricas no oeste do país, segundo a rede pública NHK.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.