Rússia x Ucrânia

Internacional Exército ucraniano encara situação 'grave' em cidade estratégica de Severodonetsk, diz autoridade

Exército ucraniano encara situação 'grave' em cidade estratégica de Severodonetsk, diz autoridade

Em entrevista a emissora ucraniana, governador da região do leste do país falou sobre combates violentos contra as tropas russas

  • Internacional | Do R7

Resumindo a Notícia

  • Governador diz que as tropas russas usam tática habitual de destruição intensa
  • Cidade é a maior região ainda sob controle dos ucranianos em Lugansk
  • Exército da Rússia avança no leste da Ucrânia, após derrotas nas regiões próximas a Kiev
  • Rússia tenta conquistar o Donbass, conjunto das regiões de Donetsk e Lugansk
Fumaça e incêndio são vistos na cidade de Severodonetsk, na Ucrânia

Fumaça e incêndio são vistos na cidade de Severodonetsk, na Ucrânia

Aris Messinis/AFP - 30.05.2022

Após alguns avanços, a situação é "grave" para as forças ucranianas em Severodonetsk, cidade estratégica do leste do país e cenário de combates violentos com as tropas russas, anunciou nesta segunda-feira (6) o governador da região.

"Os combates são intensos em Severodonetsk. Nossos defensores conseguiram contra-atacar e libertar metade da cidade, mas a situação se agravou para nós", declarou Sergei Gaidai, governador da região de Lugansk, ao canal de televisão ucraniano 1+1, sem revelar mais detalhes.

De acordo com Gaidai, os bombardeios sobre Severodonetsk e Lyssytchansk, cidade vizinha estratégica para a "manutenção da linha de defesa", se tornaram mais intensos.

"Os russos destroem tudo com sua tática habitual de terra arrasada, para que não reste mais nada para defender", acusou.

O centro industrial é a maior região ainda sob controle dos ucranianos em Lugansk, onde os soldados russos avançaram aos poucos nas últimas semanas, depois que recuaram ou foram expulsos de outras partes do território ucraniano, como nos arredores da capital, Kiev.

O Exército russo tenta conquistar a totalidade do Donbass, nome que identifica o conjunto das regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk, parcialmente controlado por separatistas pró-Moscou desde 2014.

Após 100 dias, guerra na Ucrânia está longe do fim; veja momentos marcantes

Últimas