Exilado após escândalo sexual, príncipe Andrew garante que novas informações vão mudar tudo
Filho caçula de Elizabeth 2ª diz que um desenrolar misterioso será revelado no próximo mês e acabará com sua má reputação
Internacional|Larissa Crippa*, do R7
O príncipe Andrew garantiu a seus amigos mais próximos que um desdobramento inesperado vai recuperar sua boa reputação. O duque, que foi eleito como o membro menos famoso da família real por mídias inglesas, aguardava por seu retorno aos deveres reais, já que afirma que a rainha prometeu que seu exílio seria temporário.
O irmão mais novo de Charles está afastado desde que seu nome apareceu em um escândalo de abuso sexual. A americana Virginia Giuffre expôs que o princípe teria abusado dela em 2001, quando ela tinha apenas 17 anos. Apesar de antigo, o caso, que possui muitas camadas, voltou à tona porque Giuffre pretende publicar neste ano um livro de memórias.
Além do envolvimento de Andrew no caso, outros dois amigos do príncipe são citados na acusação: Jeffrey Epstein, preso por tráfico sexual de menores na Flórida, e Ghislaine Maxwell, reclusa pelo mesmo motivo. Epstein foi encontrado morto em sua cela, e Maxwell ficará na cadeia por 20 anos.
Apesar de enfrentar processos, acordos extrajudiciais mantêm o príncipe longe das autoridades. Durante anos, a situação foi controlada por baixo dos panos. O duque nega as acusações e demonstra publicamente arrependimento por sua associação com o casal criminoso.
O rei, que retirou todos os títulos do irmão, além de bani-lo do castelo e afirmar que não tem intenções de reintegrá-lo à vida real, se encontra à beira de mais um escândalo.
Agora, com a iminente publicação do livro, a coroação de Charles 3º e toda a atenção que a família real receberá nos próximos meses, o filho mais novo de Elizabeth voltou a reforçar sua inocência. Não se sabe ao certo o que ele pretende fazer nem que informações são essas que poderiam mudar todo o jogo, mas uma coisa é certa: a situação preocupa a coroa.
A família real se vê em outro drama literário: depois da publicação do livro do príncipe Harry com revelações íntimas, é a vez dos materiais que Andrew e sua acusadora vão expor, com informações conflitantes e polêmicas. Talvez a coroação do novo rei não seja protagonista das próximas semanas, afinal.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Fabíola Glenia