Rússia x Ucrânia

Internacional Explosão de mina terrestre deixa 3 mortos e 3 crianças feridas na Ucrânia

Explosão de mina terrestre deixa 3 mortos e 3 crianças feridas na Ucrânia

Incidente ocorreu em Chernihiv, cidade a 150 km de Kiev e próxima à fronteira com Belarus, país aliado dos russos

AFP
Chernihiv foi duramente atacada por tropas russas desde o início da invasão

Chernihiv foi duramente atacada por tropas russas desde o início da invasão

STR/Ukrainian State Emergency Service/AFP - 7.3.2022

Três adultos morreram e três crianças ficaram feridas na explosão de uma mina terrestre em uma estrada na região de Chernihiv, ao norte da capital da Ucrânia, Kiev, anunciou Lyudmyla Denisova, encarregada de Direitos Humanos do Parlamento ucraniano.

Os civis estavam em um carro. Os adultos morreram instantaneamente e as crianças foram hospitalizadas, segundo Denisova, que também ressaltou que o uso de minas terrestres é proibido pelo direito internacional.

"O uso desse tipo de arma contra a população civil é um crime contra a humanidade", disse.

Esta é a primeira vez desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, que um responsável ucraniano fala oficialmente de mortes causadas por esse tipo de armamento. As testemunhas contaram que as minas estavam "escondidas na calçada sob palha e escombros", afirmou Denisova.

Chernihiv fica a 150 km de Kiev, perto da fronteira com Belarus, país aliado da Rússia. A cidade foi duramente castigada nos últimos dias pela aviação russa, segundo as autoridades locais.

A Anistia Internacional denunciou em 28 de fevereiro o uso na Ucrânia de bombas de fragmentação e pediu o início de uma investigação por "crimes de guerra".

Esse tipo de munição contém dezenas de pequenas bombas que se dispersam por um amplo perímetro e algumas delas não explodem no momento do lançamento, podendo provocar mortes muito tempo depois.

Últimas