Explosões são vistas em Caracas; Venezuela afirma ter sido atacada pelos EUA
Segundo comunicado do governo venezuelano, ataques ocorreram na capital Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira
Internacional|Do R7
Explosões, ruídos altos e colunas de fumaça foram ouvidos e vistos na capital venezuelana, Caracas, nas primeiras horas da manhã deste sábado (3), segundo testemunhas da Reuters. A área sul da cidade, próxima a uma importante base militar, estava sem eletricidade.
Em nota, o governo da Venezuela disse que o país foi alvo de uma “agressão militar” dos Estados Unidos em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Ainda segundo o comunicado, o objetivo da ação americana seria assumir o controle das reservas de petróleo e minerais do país.
Após as explosões, o presidente Nicolás Maduro declarou estado de emergência nacional e mobilizou as forças armadas para uma possível ‘luta armada’.
“O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, para proteger os direitos da população, o pleno funcionamento das instituições republicanas e passar de imediato à luta armada”, diz o texto.
A Casa Branca não se pronunciou sobre ter ordenado qualquer ataque em território venezuelano.
Leia mais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu repetidamente operações terrestres na Venezuela, em meio a esforços para pressionar o presidente venezuelano Nicolás Maduro a deixar o cargo, incluindo sanções ampliadas, aumento da presença militar norte-americana na região e mais de duas dezenas de ataques a embarcações supostamente envolvidas no tráfico de drogas no Oceano Pacífico e no mar do Caribe.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp








