Extrema-direita entra pela 1ª vez na história no parlamento de Portugal
Partido Chega! obteve 1,3% dos votos nas eleições e elegeu o deputado André Ventura, que pediu calma aos que chamam de extremista e antidemocrático
Internacional|Da EFE
Um partido de extrema direita conquistou no domingo (6), pela primeira vez na história, uma cadeira no parlamento de Portugal.
O Chega! obteve 1,3% dos votos nas eleições realizadas neste domingo no país e elegeu o deputado André Ventura, que pediu calma aos que chamam de extremista e antidemocrático.
"Somos um partido democrático. Não há razão para alarmes nem ataques inusitados. O Chega! não vem para minar a democracia", prometeu Ventura após a divulgação dos resultados.
Leia também
Não é a primeira vez que a extrema direita disputa as eleições legislativas de Portugal, mas, neste ano, o Chega! foi beneficiado com a queda do Partido Social-Democrata (PSD), de centro-direita, que hoje obteve 28,4%, pior resultado desde 1983, e do democrata-cristão CDS-PP, agora a quinta força do parlamento, com apenas 4,3% da preferência do eleitorado.
Diante dos maus resultados, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, já renunciou ao cargo e anunciou que convocará um congresso extraordinário do partido para encontrar um sucessor o mais rápido possível.