Logo R7.com
RecordPlus

Falha mecânica e "ação da tripulação" causaram queda de avião da AirAsia que matou 162 pessoas

Solda sobre o sistema de controle do leme estava rachada

Internacional|Do R7, com agências

  • Google News
Avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura
Avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura

O acidente com o avião da AirAsia que caiu no mar de Java em dezembro do ano passado, matando todas as 162 pessoas a bordo, foi causado por um componente defeituoso e as tentativas da tripulação em corrigir o problema, segundo investigadores da Indonésia.

De acordo com informações do jornal The Independent, a solda sobre o sistema de controle do leme estava rachada e o sistema enviou quatro alertas de aviso para os pilotos. Os comandantes tentaram religar o sistema para corrigir o problema.


Acidentes aéreos mataram mais de 650 pessoas em 2014

Famílias e crianças estavam a bordo do avião que desapareceu na Ásia. Conheça alguns dos passageiros


No entanto, essa medida teria feito com que o piloto automático da aeronave desligasse, o que causou a perda de controle do jato, segundo relatórios da rede BBC.

O avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura e relatou ter encontrado nuvens e mau tempo próximo da região de Surabaya, perto da ilha de Bornéu, na Indonésia.


A aeronave voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio, quando o piloto solicitou autorização à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil pés, para evitar uma tempestade indicada nos radares.

A torre de controle deu autorização, mas o avião virou à esquerda, subiu até a 37,4 mil pés em 30 segundos e imediatamente desceu aos 32 mil pés novamente, em 30 segundos, antes de começar a cair em direção ao mar.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.