Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Falha no sistema elétrico prolonga apagão na Venezuela, diz governo

Autoridades afirmam que ataque a principal hidrelétrica do país causou segundo blecaute no mês, que começou na segunda-feira (25)

Internacional|Da EFE

Ataque terrorista é causa de apagão, diz governo
Ataque terrorista é causa de apagão, diz governo

O ministro de Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou nesta quarta-feira (27) que uma falha no Sistema Elétrico Nacional (SEN) ocorrida no começo da manhã de hoje é responsável pelo prolongamento do apagão que começou na segunda-feira (25).

"Hoje, às 5h04 da manhã (6h04 em Brasília), quando ainda não tínhamos conseguido reparar os equipamentos danificados pelo ataque terrorista, ocorreu uma falha em uma linha que gerou instabilidade no sistema e perda de carga em uma parte do território nacional", disse Rodríguez ao canal estatal "VTV".

O governo de Nicolás Maduro afirmou que o blecaute que começou na segunda-feira (25) ocorreu devido a dois "ataques terroristas" contra a rede.

Um desses ataques provocou um incêndio no pátio dos transformadores da principal hidrelétrica do país.


Leia também

A falha desta manhã ocorreu enquanto aconteciam "os reparos" dos equipamentos danificados no ataque de segunda-feira, afirmou o ministro.

Rodríguez ressaltou que os trabalhadores da companhia estatal de energia elétrica, Corpoelec, conseguiram restaurar o fornecimento de eletricidade "em tempo recorde", de forma parcial e intermitente, mas de maneira muito mais rápida do que no começo do mês, quando outro apagão paralisou todo o país durante quase uma semana.


"Às 9h da manhã, tínhamos conseguido energizar grande parte da capital e vamos continuar passo a passo neste processo de distribuição de carga até que entrem em funcionamento todos os equipamentos danificados pelo ataque terrorista", disse o ministro.

Rodríguez acrescentou que, por volta das 11h locais (12h em Brasília), a capital e o sul do país "já contavam com energia elétrica", apesar de persistirem nas redes sociais os relatos de cidadãos sobre falta de energia nessas áreas.

A oposição responsabilizou o governo de Maduro pelos problemas energéticos desta semana afirmando que o desvio de recursos milionários pela corrupção e a falta de capacidade técnica das pessoas à frente da empresa elétrica provocaram tal situação no país.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.