Falta de prisioneiros faz Suécia fechar quatro prisões
Políticas baseadas na reabilitação contribuíram para a queda no número de presos
Internacional|Do R7

A Suécia teve uma queda no números de presos do país nos últimos dois anos e decidiu desativar quatro prisões e um centro de detenção preventiva.
O chefe dos serviços prisionais e de liberdade condicional da Suécia, Nils Öberg, explica que o números de prisioneiros vem caindo cerca de 1% ao ano desde 2004, e entre 2011 e 2012 a queda foi de 6%.
De acordo com o jornal The Guardian, uma explicação parcial para essa queda pode ser atribuída a recente adoção de políticas mais liberais baseadas na reabilitação de prisioneiros e em penas mais brandas para pequenos crimes e prisões relacionadas às drogas.
Öberg disse que, embora ninguém saiba ao certo o por quê dessa queda, ele espera que a forte ênfase na reabilitação de prisioneiros tenha desempenhado um papel significativo.
— Esperávamos que os esforços que investimos na reabilitação e prevenção dos crimes tivesse um impacto, mas não imaginamos que isso possa explicar toda a queda de 6%.
Como resultado, o serviço prisional fechou prisões nas cidades de Åby, Haja, Båtshagen, e Kristianstad, que serão vendidas ou repassadas para uso temporário a outras autoridades governamentais.
Segundo dados oficiais, a população prisional sueca caiu em quase um sexto desde que atingiu um pico de 5.722 em 2004. Em 2012, havia 4.852 pessoas na prisão na Suécia, de uma população de 9,5 milhões.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!












