Logo R7.com
Logo do PlayPlus

FBI atribui ataque cibernético contra a JBS a hackers russos

Segundo as investigações, o grupo REvil planejou a ação que paralisou a atividade da empresa brasileira

Internacional|Da EFE

Ataque de hacker paralisou a atividade da empresa brasileira JBS no fim de semana
Ataque de hacker paralisou a atividade da empresa brasileira JBS no fim de semana

Um grupo de cibercriminosos baseado na Rússia esteve por trás do ataque que praticamente paralisou a atividade da empresa brasileira JBS, uma das maiores companhias de processamento de carnes do mundo.

Em um comunicado, o FBI confirmou que o ataque cibernético pode ser atribuído ao grupo russo REvil, também conhecido como Sodinokibi, e acrescentou que está "trabalhando diligentemente para levar os atores do ataque à Justiça".

A JBS sofreu um grande ataque cibernético no último fim de semana, que levantou preocupações sobre uma possível escassez de seus produtos, especialmente nos Estados Unidos.

A empresa é a segunda maior do setor nos EUA e responsável por até 20% dos produtos de carne processados no país. Além disso, o ataque levou ao fechamento das operações da companhia no Canadá e na Austrália.


O REvil é um dos cartéis cibercriminosos mais prolíficos e lucrativos do mundo.

Na última terça, a Casa Branca apontou a Rússia como a principal responsável pelo ciberataque contra a JBS.


Sua vice-porta-voz, Karine Jean-Pierre, disse à imprensa que o governo dos Estados Unidos está em contato com o russo sobre este assunto e deixou claro que "os Estados responsáveis não dão refúgio aos criminosos do 'ransomware'".

Os ataques de ransomware bloqueiam sistemas de computador que não são liberados até que empresas ou instituições paguem um resgate aos hackers.


"Nossas parcerias com o setor privado são essenciais para responder rapidamente quando ocorre uma intrusão cibernética e fornecer apoio às vítimas afetadas por nossos adversários cibernéticos", observa o FBI em sua nota.

Um ataque cibernético contra qualquer pessoa é "um ataque a todos nós. Encorajamos qualquer entidade que seja vítima de um ataque cibernético a notificar imediatamente o FBI por meio de um de nossos 56 escritórios de campo", completou o comunicado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.