FBI diz que investiga disparos como ‘o que parece ser tentativa de assassinato’ contra Trump
Agentes do Serviço Secreto dos EUA atiraram em um homem após ele colocar um fuzil perto da cerca do campo de golfe de candidato
Internacional|Do Estadão Conteúdo
O FBI afirmou que está investigando “o que parece ser uma tentativa de assassinato” do ex-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump.
Em coletiva de imprensa, a autoridade disse que “assumiu o papel de agência federal para investigar incidente que aconteceu em West Palm Beach, na Flórida”.
Também durante coletiva, o Serviço Secreto dos EUA afirmou que não houve declaração do detido sobre um possível envolvimento no incidente. Disparos foram ouvidos nas proximidades de um campo de golfe onde Trump estava. O ex-presidente afirmou a apoiadores mais cedo, que está “seguro e bem”.
O Serviço Secreto dos EUA diz ainda que teve acesso a uma dica de que uma pessoa estava armada no campo de golfe, e que seus agentes ouviram tiros perto das 13h30 do horário local (14h30 do horário de Brasília), de modo que restringiram a circulação na área.
O suspeito, então, entrou em um Nissan preto em direção ao condado de Martin. Depois disso, uma testemunha identificou que o suspeito havia saído do carro e entrou na mata. Nela, foram encontradas duas mochilas, uma câmera Go-Pro e uma arma similar a AK-47.
O atirador foi preso em uma rodovia, a cerca de 72 km do local dos disparos. Policiais locais afirmaram que o suspeito não reagiu a ofensiva da polícia e não estava armado quando foi detido. “Nós cercamos o carro, o paramos com segurança e colocamos o motorista sob custódia”, afirmou Martin, William D. Snyder, xerife do condado.
Os agentes também afirmaram que houve reforço dos recursos alocados para proteger candidatos à presidência dos EUA desde que Trump foi alvo de um ataque no dia 13 de julho, quando levou um tiro na orelha durante comício na Pensilvânia. Contudo, o agente ressaltou que “vivemos em tempos perigosos”.
‘Alívio’
A Casa Branca disse que o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, a candidata democrata à presidência, foram informados e serão mantidos atualizados sobre a investigação. A Casa Branca acrescentou que estava “aliviada” por saber que Trump estava a salvo.
Nas redes sociais, Harris, disse estar feliz pela segurança do seu rival. “Fui informada sobre relatos de tiros disparados perto do ex-presidente Trump e sua propriedade na Flórida, e estou feliz que ele esteja seguro. A violência não tem lugar na América.”