Fechados em universidade, alunos seguem seus cursos na Espanha
Grupo de 20 estudantes latino-americanos segue rotina de estudos dentro do alojamento de uma universidade espanhola em meio à pandemia
Internacional|Da EFE
Um grupo de 20 estudantes latino-americanos, de seis nacionalidades diferentes, está confinado no campus da Universidade Internacional da Anzaluzia na cidade de Huelva, desde o dia 14 de março, quando foi decretada a quarentena na Espanha por conta da pandemia do novo coronavírus.
Os estudantes, que cursam diferentes programas de pós-graduação e vieram da Argentina, Cuba, Colômbia, Equador, Peru e Chile, além de dois espanhóis, estão fazendo aulas pela internet e são atendidos a todo momento, disse a universidade em um comunicado.
Leia também
A argentina Emília Paliza Cuartero, aluna do mestrado em Tecnologia Ambiental, se tornou a porta-voz do grupo e descreveu em um e-mail à Efe como os estudantes estão passando pelo confinamento e como é sua rotina diária.
"Já faz 19 dias que estamos cumprindo as medidas estritas de segurança e prevenção aqui na residência estudantil da sede de Huelva", escreveu ela.
Ela afirmou que a UNIA tem fornecido todo o necessário "para que nossos cursos de mestrado continuem sem interrupções, adaptando cada situação para nós e nos facilitando o acesso a materiais e serviços para realizar as atividades acadêmicas".
Rotina e confinamento
As rotinas diárias do grupo não são muito diferentes das dos outros alunos, ainda que eles estejam a milhares de quilômetros de suas casas e confinados em apartamentos no bloco residencial estudantil onde vivem.
De segunda a sexta eles têm de 4 a 6 horas de aulas ou seminários virtuais e no resto do dia estudam, realizam atividades acadêmicas ou fazem exercício físico. À noite, se comunicam com os responsáveis pela universidade para se manter atualizados.
Os fins de semana são dedicados a estudar, ver filmes, escutar música e outras atividades de entretenimento.
Se precisam comprar algo, fazem uma lista e, uma vez por semana, o pessoal que segue trabalhando no campus fornece os itens que estiverem faltando.
A Espanha já está há 3 semanas com medidas de confinamento, exceto para atividades essenciais, na tentativa de frear a pandemia de coronavírus, que já causou 10.935 mortes e 117.710 casos declarados.