Rússia x Ucrânia

Internacional Federação Internacional Felina suspende gatos russos de feiras da organização

Federação Internacional Felina suspende gatos russos de feiras da organização

Medida, que foi tomada em resposta à invasão na Ucrânia, também não permite a inscrição de animais no livro de pedigree da FIFe

  • Internacional | Lucas Ferreira, do R7

FIFe afirmou que ajudará criadores de gatos ucranianos

FIFe afirmou que ajudará criadores de gatos ucranianos

Reprodução Facebook/FIFe

A FIFe (Federação Internacional Felina) anunciou a suspensão dos gatos russos das feiras organizadas pela instituição. A medida foi tomada como resposta à invasão da Rússia na Ucrânia, iniciada no fim de fevereiro.

De acordo com a FIFe, nenhum gato “pertencente a expositores residentes na Rússia pode ser inscrito em qualquer feira” da organização que aconteça fora do próprio país.

As sanções também se estendem ao aos gatos criados na Rússia, que não podem ser importados e inscritos nos livros de pedigree da FIFe fora do país.

O conjunto de ações em repúdio à guerra na Ucrânia formuladas pela organização vale até o dia 31 de maio, mas pode ser revisado e estendido caso o conflito não cesse.

“Nossos criadores de felinos ucranianos estão tentando desesperadamente cuidar de seus gatos e outros animais nessas circunstâncias difíceis. Estamos extremamente felizes que muitos membros dos clubes da FIFe na fronteira com a Ucrânia, como Polônia, Romênia, Hungria, Eslováquia e Moldávia, estão ajudando seus amigos criadores ucranianos”, comentou a organização nas redes sociais.

A FIFe ainda destacou estar “chocada” com as ações russas na Ucrânia e classificou a ofensiva como um “ato de agressão sem precedentes”. A organização também está disposta a ajudar criadores de gatos ucranianos.

"O Conselho da FIFe também decidiu que irá dedicar uma parte de seu orçamento para apoiar criadores de gatos na Ucrânia que estão sofrendo por causa da situação atual”, conclui a organização.

Últimas