Logo R7.com
RecordPlus

Tornado em Paris: O que causou fenômeno raro que atingiu subúrbio e deixou 1 morto e nove feridos

Evento meteorológico de intensidade incomum derrubou guindastes e deixou um morto e vários feridos

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Um raro tornado atingiu Ermont, perto de Paris, causando uma morte e nove feridos.
  • O fenômeno derrubou guindastes, arrancou telhados e danificou diversos bairros.
  • Mais de 700 chamadas de emergência foram registradas e 1.700 residências ficaram sem energia.
  • Este é o primeiro tornado mortal na França em 17 anos, considerado excepcional para a região.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vídeo flagra tornado em rodovia próxima a Paris Reprodução/X/WxNB_

Um raro tornado atingiu nesta segunda-feira (20) a cidade de Ermont, a cerca de 20 quilômetros ao norte de Paris, na França, deixando uma pessoa morta e ao menos nove feridas, segundo autoridades francesas.


O fenômeno derrubou três guindastes, arrancou telhados e provocou danos em diversos bairros dos arredores de Paris.


De acordo com o promotor regional Guirec Le Bras, um trabalhador da construção civil de 23 anos que estava em um canteiro de obras morreu por causa do tornado. Quatro pessoas permanecem em estado crítico e outras cinco tiveram ferimentos graves. O Ministério do Interior confirmou que o tornado teve uma aparição súbita e rar, e o ministro Laurent Nuñez expressou condolências aos familiares do jovem morto.


LEIA MAIS:

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os guindastes desabando em sequência, um deles sobre uma clínica e outro sobre um edifício residencial. Apesar da gravidade da cena, não houve feridos nesses locais. Mais de 700 chamados de emergência foram registrados em poucas horas, mobilizando bombeiros, policiais e equipes médicas.


As autoridades locais informaram que cerca de 1.700 residências ficaram sem energia elétrica. Um ginásio foi aberto em Ermont para acolher moradores que precisaram deixar suas casas devido aos estragos. Árvores foram arrancadas e todos os parques municipais foram fechados preventivamente.

Segundo a rede de TV especializada em meteorologia La Chaîne Météo, trata-se do primeiro tornado mortal registrado na França em 17 anos. O último havia ocorrido em Hautmont, no norte do país, em 2008. O fenômeno é considerado “excepcional” para a região da Île-de-France, que não está entre as áreas tradicionalmente vulneráveis, como Hauts-de-France, Normandia ou Provença.

Especialistas explicam que a tempestade foi causada por um sistema de baixa pressão que se formou entre o Atlântico e o oeste europeu, alimentado por uma corrente de jato atmosférica sobre o território francês. Essa configuração gerou ventos de alta intensidade e tempestades localizadas no norte do país.

A violência dos ventos foi suficiente para derrubar estruturas metálicas, arrancar coberturas e deixar um rastro de destruição, um lembrete dramático de que até regiões consideradas estáveis não estão imunes às mudanças climáticas e seus eventos extremos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.