Logo R7.com
RecordPlus

Filha de chineses chama atenção ao nascer loira e de olhos azuis

Exames genéticos confirmaram que traços incomuns vieram de antepassado europeu

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Menina chinesa, Guojiang nasceu com cabelo loiro e olhos azuis, características raras na população local.
  • Exames de DNA confirmaram que ela é filha biológica de pais chineses, mesmo com traços incomuns.
  • A aparência incomum se deve a um bisavô russo que foi descoberto na árvore genealógica da família.
  • A mãe da menina enfatiza que as características físicas são resultados do acaso genético e deseja que a filha cresça saudável e feliz.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Guojiang fez testes de DNA que confirmaram ser filha de casal etnicamente chinês Reprodução/Douyin

Uma menina de três anos, moradora da cidade de Yancheng, na província de Jiangsu, no leste da China, virou fenômeno nas redes sociais do país por apresentar características físicas raramente vistas na população local.

Apesar de ter pais chineses, a criança nasceu com cabelo loiro e olhos azuis, o que gerou surpresa, curiosidade e até desconfiança quando veio ao mundo, em maio de 2022.


LEIA MAIS:

O caso acumulou cerca de 120 milhões de visualizações nas redes sociais chinesas. Diante da aparência incomum da filha, os pais chegaram a cogitar a possibilidade de troca de bebês na maternidade. Para esclarecer qualquer dúvida, foram realizados diversos testes de DNA, que confirmaram que a menina, apelidada de Guojiang, é, de fato, filha biológica do casal.


A explicação para os traços considerados caucasianos surgiu após a família investigar a própria árvore genealógica. Eles descobriram que o bisavô paterno da criança era russo. O ancestral europeu havia se casado com uma mulher da província de Henan, na região central da China, e passou a viver no país, onde permaneceu até sua morte, em 1985.


O pai da menina, de sobrenome Yang, destacou que, até então, todos os nascimentos em sua família tinham sido de meninos. Segundo ele, os traços herdados do bisavô nunca se manifestaram nos homens da família. “Os genes recessivos que afetam a aparência parecem permanecer inativos nos descendentes do sexo masculino”, afirmou.


Ao nascer, Guojiang apresentava aparência comum para um bebê chinês. Porém, aos oito meses de idade, mudanças físicas começaram a surgir. Primeiro, os olhos passaram a ficar azuis. Com o passar do tempo, os traços tornaram-se ainda mais evidentes. Ao completar um ano, o cabelo ficou loiro e encaracolado, os cílios mais longos e a coloração dos olhos ganhou maior intensidade.

Segundo o pai, parentes mais velhos afirmam que a menina se parece muito com o bisavô russo. Ele contou ainda que, ao sair com a filha em locais públicos, a família é frequentemente abordada por desconhecidos curiosos sobre sua aparência. “Muitas pessoas perguntam por que ela parece estrangeira. Às vezes, ficamos cansados de explicar para tanta gente”, relatou.

Desde setembro, Guojiang frequenta a escola de educação infantil, tem personalidade descrita como alegre e sociável e fala chinês com fluência. A família informou ainda que existe um parente distante vivendo na Sérvia, embora o contato entre eles seja raro.

A mãe da menina minimizou a importância da aparência e reforçou que os traços físicos são resultado do acaso genético. “Características externas são determinadas pelos genes. Não dou grande importância a isso”, disse. Ela afirmou que seu único desejo é que a filha cresça com saúde e felicidade, tornando-se uma pessoa útil à sociedade. Um divulgador científico conhecido como Lao Ren explicou que o caso é um exemplo clássico de herança genética ao longo das gerações, já que os genes responsáveis pela cor do cabelo e dos olhos são recessivos e podem permanecer ocultos por décadas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.