Logo R7.com
RecordPlus

Filha de Reagan diz ter chorado com comentário racista do pai

Revista americana postou áudio em que ex-governador da Califórnia chama delegados africanos na ONU de 'macacos' em conversa com presidente Nixon

Internacional|Giovanna Orlando, do R7

  • Google News
Reagan chamou delegados africanos de 'macacos'
Reagan chamou delegados africanos de 'macacos'

Patti Davis, a filha do ex-presidente dos EUA Ronald Reagan, disse ter chorado depois de ouvir o áudio em que o pai chama delegados africanos na ONU de macacos durante uma conversa em 1971 com o então presidente Richard Nixon.

O áudio foi publicado na terça-feira (30) pela revista norte-americana The Atlantic. Na época da conversa, Reagan era governador da Califórnia e comentou com o presidente sobre os delegados africanos terem se oposto aos EUA em uma votação para reconhecer a República Popular da China.


"Ver esses... macacos desses países africanos - malditos, ainda não se sentem confortáveis nem de usar sapatos!", disse Reagan, arrancando risadas de Nixon.

Leia também

Depois da publicação do artigo, Davis postou uma carta aberta no jornal Washington Post, em que disse que chorou ao ouvir o áudio e que queria que a notícia não fosse verdade.


“Eu não sei se foi masoquismo ou choque, mas eu ouvi o áudio duas vezes antes de me permitir chorar”, escreveu. “Não tem defesa, racionalização ou explicação plausível para o que meu pai disse naquela conversa gravada por telefone”.

Ela disse também que nunca viu o pai falar algo assim antes, e que não reconheceu o homem que ouviu no áudio.


“Quando eu estava crescendo, minha família deixou claro que intolerância e racismo são tóxicos e crenças sinistras que deviam ser denunciadas e evitadas. E não posso te falar sobre o homem que estava no telefone com Richard Nixon naquele dia em 1971. Ele não é o homem que eu conheci”, desabafou.

Ela também diz que acredita que, caso o pai ainda estivesse vivo, ele pediria desculpas e tentaria se redimir da dor causada pelas palavras. “Eu acredito que meu pai pediria perdão. Ele diria ‘Eu me arrependo profundamente do que eu disse, este não sou eu’. Ele procuraria compensar a dor que suas palavras causaram”, conclui.

Reagan era republicano e serviu dois mandatos, entre os anos 1981 a 1989 e morreu em 2004.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.