Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Filho de porta-voz do governo russo se nega a participar de mobilização convocada por Vladimir Putin

Nikolai Peskov, filho de Dmitri, teve afirmação gravada durante um trote de um blogueiro, que publicou a conversa na internet

Internacional|

Dmitri Peskov trabalha como porta-voz do Kremlin
Dmitri Peskov trabalha como porta-voz do Kremlin Dmitri Peskov trabalha como porta-voz do Kremlin

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, defendeu nesta quinta-feira (22) o filho Nikolai, acusado de se recusar a ser mobilizado para a ofensiva russa na Ucrânia, após a publicação de uma conversa por telefone que viralizou na internet.

Neste vídeo, um blogueiro liga para o filho do porta-voz russo ao vivo e se apresenta como um recrutador do exército encarregado de convocar reservistas mobilizados, após o anúncio do presidente Vladimir Putin.

"Uma intimação foi enviada hoje", diz Dmitri Nizovtsev, apresentador do A Política Popular, um canal do YouTube criado por membros do círculo do opositor russo preso Alexei Navalni. “Nela tem um número que você tem que ligar e amanhã, às 10h da manhã, você tem que se apresentar em um centro de convocação”, continua o blogueiro, em tom sério.

Nikolai, 32 anos, parece confuso por um momento, depois responde: "Obviamente não irei amanhã às 10h da manhã", sugerindo que ele não se permitiria ser convocado para o exército. "Você deve entender que, sendo um Peskov, não é certo eu estar lá", acrescentou. "Vou resolver o problema em outro nível".

Publicidade

"Não tenho nenhum problema em defender a pátria. Mas primeiro tenho que entender o que posso fazer no que me diz respeito", disse ele para se justificar.

Na quinta-feira, questionado sobre este vídeo, Dmitri disse aos jornalistas que está ciente do caso, mas garantiu que "o texto completo (da conversa) não foi publicado".

Na quarta-feira, Putin anunciou uma "mobilização parcial" envolvendo cerca de 300 mil reservistas com "experiência militar". Muitos russos temem, no entanto, que a mobilização seja muito maior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.