Internacional Filho do ex-ditador líbio Muammar Kadafi é libertado da prisão

Filho do ex-ditador líbio Muammar Kadafi é libertado da prisão

Saadi Gadafi estava preso desde 2014 e foi libertado após uma decisão judicial

AFP
Saadi Gaddafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadafi

Saadi Gaddafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadafi

REUTERS/Prison Media Office/Handout via Reuters

Saadi Gaddafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadafi, preso desde 2014, foi libertado após uma decisão judicial, informou uma fonte do Ministério da Justiça neste domingo (5).

"Saadi Muammar Kadafi foi libertado da prisão em execução de uma decisão judicial" emitida anos atrás, disse a fonte à France Presse, sem especificar se ele ainda estava na Líbia.

Uma fonte da promotoria confirmou à AFP a soltura de Gaddafi. "O promotor-chefe pediu há meses a execução da decisão sobre Saadi Kadafi quando todas as condições foram cumpridas", afirmou. Ele acrescentou que Gaddafi estava livre para permanecer no país ou partir.

Saadi, de 47 anos, fugiu para o Níger após o levante que depôs seu pai em 2011 e mais tarde foi extraditado de volta para a Líbia.

O ex-jogador de futebol profissional estava detido em uma prisão de Trípoli acusado de crimes contra manifestantes em 2011 e pelo assassinato do técnico de futebol líbio Bashir al-Rayani.

Um tribunal de apelações o absolveu em abril de 2018 no caso da morte de Rayani.

Durante o levante de 2011, três dos sete filhos do ex-ditador foram assassinados e o país entrou em colapso, com facções rivais lutando pelo poder.

Uma trégua em 2020 pôs fim aos combates entre facções e abriu caminho para negociações de paz e a formação de um governo de transição em março, antes das eleições marcadas para dezembro.

Últimas