Logo R7.com
RecordPlus

Filipinas retiram alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Tremor foi registrado a cerca de 20 km da segunda maior ilha do arquipélago

Internacional|Do R7

  • Google News
Abalo sísmico nas Filipinas ocorreu às 9h43 no horário local. Foto: Reprodução/USGS Renan Fernandes De Souza

As autoridades filipinas retiraram o alerta de tsunami emitido nesta sexta-feira (10, horário local) após um forte terremoto de magnitude 7,4 atingir o sul do arquipélago. O tremor foi registrado a cerca de 20 quilômetros da cidade de Manay, na região de Mindanao — a segunda maior ilha do país — e a uma profundidade aproximada de 10 quilômetros, segundo o Serviço Sismológico das Filipinas.

O abalo sísmico ocorreu às 9h43 no horário local (22h43 de quinta-feira em Brasília) e foi sentido em diversas cidades da ilha. O terremoto provocou temor de danos e levou o governo a emitir, de forma preventiva, um alerta de tsunami, orientando moradores de áreas costeiras do centro e do sul do país a se deslocarem para locais mais altos.


Leia mais

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico chegou a prever ondas perigosas de até 3 metros nas Filipinas e de até 1 metro em regiões da Indonésia e de Palau. No entanto, após o registro apenas de pequenas ondas, o alerta foi oficialmente retirado. As autoridades mantêm a vigilância, já que há risco de réplicas — uma delas, de magnitude 5,9, foi registrada pouco depois do tremor principal.

Imagens divulgadas pela imprensa local mostraram moradores deixando suas casas e prédios tremendo durante o abalo. O governo mobilizou as forças armadas e equipes de emergência para monitorar as áreas afetadas e prestar auxílio à população.


A ilha de Mindanao, que abriga cerca de 25 milhões de habitantes, está situada em uma das zonas de maior atividade tectônica do planeta, o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”. O novo tremor ocorre cerca de uma semana após outro terremoto, de magnitude 6,9, que deixou 69 mortos no país.

Apesar do cancelamento do alerta de tsunami, o governo filipino segue em estado de atenção diante da sequência de abalos sísmicos e reforça as recomendações de segurança à população nas regiões mais vulneráveis.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.