Fim de uma era: coroa de Elizabeth 2ª é retirada de cima do caixão
Símbolo do poder da monarquia britânica, o item foi utilizado durante as sete décadas em que a rainha governou o Reino Unido
Internacional|Do R7, com informações da Reuters e da AFP
A Coroa Imperial do Estado, o orbe e o cetro — símbolos do poder e da governança de Elizabeth 2ª — foram removidos do caixão da monarca britânica durante a cerimônia na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, nesta segunda-feira (19).
As joias, que foram removidas pelo joalheiro da Coroa, foram entregues ao reitor de Windsor, David Conner, que as colocou em um altar antes que o caixão fosse baixado para o cofre real.
Além disso, o oficial de mais alto escalão da casa real, lorde Chamberlain, tirou a "regra de comando" e colocou-a sobre o caixão, simbolizando o fim do reinado de Elizabeth 2ª, que durou sete décadas.
Em um culto privado à família, o caixão de Elizabeth 2ª e o do marido, o príncipe Philip, que morreu no ano passado, aos 99 anos, foram sepultados juntos na mesma capela em que os pais e a irmã da rainha, a princesa Margaret, também estão enterrados.
Elizabeth 2ª faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos, quando estava em sua residência escocesa de Balmoral. O estado de saúde da rainha era delicado fazia um ano, mas a morte da monarca, com uma presença que parecia eterna, provocou grande comoção no país e no mundo.
O Reino Unido a homenageou com dez dias de luto nacional, cortejos e procissões.