Internacional Finlândia é eleito o país mais feliz do mundo pelo 4º ano consecutivo

Finlândia é eleito o país mais feliz do mundo pelo 4º ano consecutivo

Europa monopoliza nove das dez posições do ranking mundial patrocinado pelas Nações Unidas; Brasil ocupa o 35º lugar da lista

  • Internacional | Da AFP

País está à frente de Dinamarca, Suiça e Islândia

País está à frente de Dinamarca, Suiça e Islândia

Freepik

A Finlândia foi eleita nesta sexta-feira (19) pelo quarto ano consecutivo como o "país mais feliz do mundo", à frente da Dinamarca, Suíça e Islândia, num ranking mundial de bem-estar que tem sido afetado de diferentes formas pela pandemia.

A Alemanha está em 13º, o Canadá em 14º, o Reino Unido em 17º, os Estados Unidos em 19º e a Espanha em 27º. A Europa monopoliza nove dos dez primeiros lugares.

A Costa Rica é o primeiro país latino-americano desta lista, em 16º lugar, seguida do Uruguai (31º), Brasil (35º), México (36º), Panamá (41º) e Chile (43º), em uma lista de 149 nações que leva em consideração os dados dos últimos três anos.

O 149º país, ou seja, o mais infeliz de acordo com esta lista, é o Afeganistão, acompanhado nas últimas colocações por vários países africanos.

Para chegar a um resultado, os autores do estudo, patrocinado pelas Nações Unidas e publicado desde 2012, usam pesquisas da empresa Gallup que questionam os entrevistados sobre sua percepção de felicidade e cruzam esses dados com números do PIB, dados sobre liberdade individual, corrupção.

Últimas