Flórida bate recorde de mortes por covid-19 pela 2ª vez na semana
Nas últimas 24 horas foram registrados 156 óbitos; maior marca antes era de 132 mortes. Miami está com 95% dos leitos nos hospitais ocupados
Internacional|Da EFE
A Flórida registrou nesta quinta-feira (16) um novo recorde de mortes por covid-19 em 24 horas, 156, totalizando agora 4.782 óbitos causados pela doença desde o dia 1º de março no estado.
O recorde anterior havia sido estabelecido na terça-feira (14), quando o Departamento de Saúde estadual reportou 132 mortes relacionadas à doença causada pelo coronavírus.
De acordo com a entidade, nas últimas 24 horas foram confirmados 13.965 novos casos e 491 internações. Atualmente, 19.825 pacientes estão internados com Covid-19, e 16,3% dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) estão vagos.
O condado de Miami-Dade, epicentro da pandemia no estado, acumula 23,88% do contágio, com um total de 75.425 casos confirmados, entre eles 1.246 óbitos.
Miami perto de fechar
O prefeito de Miami, Francis Suárez, disse nesta quinta-feira que os hospitais da cidade mais povoada do concado estão agora com uma ocupação de 95%.
Leia também
EUA passam pela 1ª vez marca de 70 mil novos contágios por coronavírus
Flórida supera 300 mil casos de infecção pelo novo coronavírus
Coronavírus: por que pandemia saiu do controle na Flórida, principal destino de imigrantes brasileiros nos EUA
Disney reabrirá parques mesmo com aumento da covid-19 na Flórida
Suárez ressaltou a possibilidade de haver um novo confinamento e fechamento de empresas, medida que "seria a última opção", mas que está sobre a mesa.
"Penso que é importante que nos comuniquemos com a comunidade empresarial antes de tomarmos quaisquer decisões. Se algo não for feito nas próximas semanas para alterar o nosso rumo, poderemos ficar em uma situação grave", advertiu.
Suarez se reunirá com empresários na sexta-feira antes de tomar uma decisão sobre um novo confinamento para aliviar a capacidade reduzida dos leitos de UTI.
Atualmente, as UTIs no condado de Miami-Dade estão 85,73% cheias, o que significa que apenas 143 estão disponíveis em todos os centros de saúde da região, e embora todos os hospitais possam aumentar a capacidade, estes são números que desencadearam os alarmes das autoridades locais.
O prefeito destacou que cerca de 27% das pessoas com idades entre 18 e 34 anos se infectam com o vírus e podem transmiti-lo às famílias. De acordo com o Pew Research Center, a Flórida é um dos estados com a maior proporção de famílias multigeracionais do país.
Suárez disse que esta propagação foi identificada por rastreadores de contato e, segundo ele, ilustra a razão pela qual pediu mais centenas ao governador, Ron DeSantis.
Os casos registrados no condado de Broward aumentaram em 1.413, para 35.566, incluindo 464 mortes, enquanto Palm Beach reportou mais 923 contágios, totalizando 23.711, com 638 mortes até o momento.