Rússia x Ucrânia

Internacional Forças russas assumem controle de Maryinka, no leste da Ucrânia, diz ministro da Defesa

Forças russas assumem controle de Maryinka, no leste da Ucrânia, diz ministro da Defesa

A tomada da cidade ucraniana é um dos ganhos mais significativos da Rússia desde a captura de Bakhmut, em maio deste ano

Reuters - Internacional
Vista aérea da cidade de Maryinka, na Ucrânia

Vista aérea da cidade de Maryinka, na Ucrânia

Andriy Yermak via Telegram/Reuters 12.05.23

As forças russas assumiram o controle total de Maryinka, uma cidade no leste da Ucrânia, disse nesta segunda-feira (25) o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ao presidente Vladimir Putin. Trata-se de um dos ganhos mais significativos do país desde a captura de Bakhmut, em maio.

A maioria dos relatos sobre Maryinka, a sudoeste do centro regional de Donetsk, controlado pela Rússia, descreve-a como uma cidade fantasma.

Putin disse que o controle da cidade, que já foi o lar de 10 mil pessoas, permitirá às forças russas afastar as unidades de combate inimigas de Donetsk.

"Nossas tropas [agora] têm a oportunidade de alcançar uma área operacional mais ampla", disse o presidente russo em um vídeo da conversa entre ele e Shoigu, postado online por um jornalista do Kremlin.

O último grande sucesso da Rússia no campo de batalha foi a captura, em maio, de Bakhmut, palco de alguns dos combates mais sangrentos. A Ucrânia lançou uma contraofensiva em junho com o objetivo de retomar terras no sul e no leste do país, entre elas Bakhmut. As forças de Kiev fizeram pouco progresso na contraofensiva diante da resistência russa.

As tropas russas também intensificaram os ataques terrestres e aéreos contra a cidade vizinha de Avdiivka desde meados de outubro, como o ponto focal de seu avanço lento pela região de Donbas, no leste da Ucrânia, no conflito que já dura 22 meses.

Avdiivka foi brevemente capturada em 2014 por separatistas apoiados pela Rússia, que tomaram grandes partes do leste da Ucrânia. Posteriormente, foram construídas fortificações ao redor da cidade — vista como uma porta de entrada para Donetsk.

Ucrânia nega

"As forças de defesa ucranianas continuaram a conter o inimigo nas áreas de Maryinka e Novomykhailivka, na região de Donetsk, repelindo cinco ataques russos", disse o Estado-Maior ucraniano em seu despacho na manhã desta segunda-feira.

Mais tarde, os militares ucranianos negaram que as forças russas tivessem capturado a cidade, como afirmou o ministro da Defesa da Rússia. "Não é correto falar sobre a tomada de Maryinka", disse o porta-voz militar ucraniano Oleksandr Shtupun à televisão nacional da Ucrânia.

"Nossas forças estão dentro da cidade", disse Shtupun. O militar, no entanto, não apresentou evidências de que o Exército ucraniano tenha contido o avanço da Rússia à cidade de Maryinka.

Putin anuncia aumento de poderio naval da Rússia durante cerimônia em São Petersburgo

Últimas