Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forte terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi sentido na Groenlândia 

Tremor de terra deixou milhares de feridos nos dois países, e número de mortos aumenta conforme as buscas avançam

Internacional|Do R7, com AFP

Forte terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi sentido até na Groenlândia
Forte terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi sentido até na Groenlândia Forte terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi sentido até na Groenlândia

Os tremores do potente terremoto que sacudiu o sul da Turquia e o norte da Síria nesta segunda-feira (6) deixaram mais de 1.900 mortos e foram sentidos até na Groenlândia, anunciou o Instituto Geológico dinamarquês.

"Os fortes tremores de terra na Turquia foram claramente registrados pelos sismógrafos na Dinamarca e na Groenlândia", disse a sismóloga Tine Larsen à AFP. Os sismógrafos são aparelhos que detectam as vibrações no solo. 

O epicentro do terremoto ocorreu a 26 km a leste da cidade turca de Nurdağı, que tem pouco mais de 40 mil habitantes e fica a cerca de 650 km da capital, Ancara, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) — veja o infográfico abaixo.

O tremor surgiu a 17,9 km de profundidade, na província de Gaziantep, sudeste do país, próximo à fronteira com a Síria. O sismo ocorreu às 4h17 no horário local da Turquia (22h17 no Brasil), de acordo com o USGS.

Publicidade

Na Turquia, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, declarou que "todas as nossas equipes estão em alerta" e pediu ajuda internacional.

O Azerbaijão, país aliado da Turquia, anunciou o envio imediato de 370 socorristas, segundo a agência oficial de notícias turca.

Publicidade

Estados Unidos, União Europeia e Israel também informaram o envio de equipes de emergência.

A Turquia está localizada em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.