Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forte vento não foi principal motivo de navio parado no Canal de Suez

Empresa afirma que o porta-contêineres Ever Given, que encalhou no local, pode ser retirado no início da próxima semana

Internacional|Da AFP e Reuters

Navio encalhado no Canal de Suez causa prejuízo bilionário ao comércio mundial
Navio encalhado no Canal de Suez causa prejuízo bilionário ao comércio mundial Navio encalhado no Canal de Suez causa prejuízo bilionário ao comércio mundial

O forte vento não foi a principal causa do encalhe do porta-contêineres "Ever Given" no Canal de Suez, afirmou o presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), via que liga o Mar Vermelho e o Mediterrâneo. "As fortes rajadas de vento e os fatores meteorológicos não são as razões principais para o encalhe do navio, podem ter acontecido erros técnicos ou humanos", disse Osama Rabie em uma entrevista coletiva em Suez, segundo a AFP.

O porta-contêineres que bloqueia o Canal de Suez e está causando prejuízo bilionário ao comércio mundial pode ser retirado no início da próxima semana, afirmou a empresa envolvida na missão para liberar a via estratégica. Segundo Osama Rabie afirmou neste sábado, 321 navios aguardam para fazer a travessia do canal.

Muito mais otimista, a empresa proprietária do cargueiro "Ever Given", anunciou que esperava a operação de desencalhe para este sábado (27) à noite, embora outras fontes tenham citado "dias ou semanas" para a retomada do tráfego no canal, por onde passa 10% do comércio marítimo internacional. "Estamos eliminando os sedimentos com ferramentas de dragagem adicionais", afirmou Yukito Higaki, presidente da empresa japonesa Shoei Kisen, proprietária do navio. 

Operação delicada

Desde quarta-feira, a SCA tenta liberar o navio de mais de 220.000 toneladas e tem um tamanho equivalente a quatro campos de futebol. O cargueiro está preso no sul do canal, a alguns quilômetros da cidade de Suez.

Publicidade

"Com os barcos que teremos no local, a terra que já conseguimos dragar e a maré alta, esperamos que seja suficiente para desencalhar o navio no início da próxima semana", afirmou Peter Berdowski, diretor executivo da Royal Boskalis, a matriz da Smit Salvage, empresa holandesa contratada para ajudar na operação.

Leia também

Se isso não for suficiente, será necessário retirar os contêineres para reduzir o peso do cargueiro, conforme advertiu Peter Berdowski, numa solução que levaria muito mais tempo.

Publicidade

Uma operação da SCA na sexta-feira (26), com a ajuda rebocadores, "não teve sucesso", informou a Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), empresa com sede em Singapura e responsável pela gestão técnica do navio.

Mais de 200 navios bloqueados

Segundo a revista especializada Lloyd's List, as centenas de navios encalhados na sexta-feira nos dois extremos e na zona de espera, localizado no centro do canal, está gerando importantes atrasos na entrega de petróleo e outros produtos. A publicação calcula que o porta-contêineres está bloqueando o equivalente a 9,6 bilhões de dólares de carga por dia.

Publicidade

A gigante do transporte marítimo Maersk e a alemã Hapag-Lloyd informaram na quinta-feira (25) que examinavam a possibilidade de desviar seus navios e passar pelo Cabo da Boa Esperança, um desvio de 9.000 quilômetros e pelo menos sete dias adicionais de viagem ao redor do continente africano.

Uma maré alta esperada para domingo à tarde pode "ser de grande ajuda" para as equipes técnicas que tentam liberar o navio, afirmou à AFP Plamen Natzkoff, especialista da VesselsValue. "Se não conseguirem liberar o navio, a próxima maré alta não acontecerá antes de 15 dias e isto pode ser problemático", completou.

"O 'Ever Given' não está apenas preso na areia da superfície, também está retido dentro da margem", disse Natzkoff. Quase 19.000 navios utilizaram o canal em 2020, segundo a SCA, o equivalente à média de 51,5 por dia.

Um relatório da Allianz Global Corporate & Specialty sobre segurança marítima aponta que o "Canal de Suez apresenta um excelente balanço de segurança em seu conjunto, e os incidentes de navegação são extremamente raros, com 75 incidentes na última década".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.