Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Entenda como casa no Havaí conseguiu resistir a incêndio devastador

Todas as estruturas ao redor da propriedade foram carbonizadas e viraram quadrados de cinzas; a residência ocupa área de 1.022 m²

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Casa com telhado vermelho foi a única a sobreviver após incêndios
Casa com telhado vermelho foi a única a sobreviver após incêndios

Em um quarteirão à beira do oceano, uma casa com telhado vermelho, varanda verde e um veículo aparentemente ileso em uma entrada de automóveis quase sem danos é uma exceção na Front Street, em Lahaina. Ao redor da propriedade, todas as estruturas foram carbonizadas e substituídas por quadrados de cinzas, devido aos incêndios florestais que destroem o Havaí desde o dia 7 de agosto. 

O fato de a construção não ter sido afetada, no entanto, é ainda mais surpreendente se considerarmos que ela existe há mais de oito décadas. Os registros do condado de Maui mostram que o sobrado, em sua localização atual, tem 81 anos e ocupa cerca de 1.022 m².

A proprietária, Dora Atwater Millikin, acredita que sua casa resitiu ao fogo por causa de algumas mudanças feitas recentemente durante uma reforma. “É uma casa 100% de madeira, então não é à prova de fogo ou algo assim”, revelou a paisagista ao Los Angeles Times. 

Millikin contou que ela e seu marido, Dudley, um gerente de portfólio aposentado, não tinham incêndios florestais em mente quando reformaram a casa que compraram há três anos. “Adoramos construções antigas, então queríamos apenas homenagear o imóvel", disse a mulher. “E não mudamos o prédio de forma alguma — apenas o restauramos.”


Uma decisão que pode ter ajudado a casa sobreviver ao incêndio florestal — o mais mortal dos Estados Unidos em mais de um século — foi substituir as telhas asfálticas por um telhado de metal pesado, disse ela ao jornal de Los Angeles.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Já Pattie Tamura, de 67 anos, cuja família é dona de outra casa dentre as poucas de Lahaina que permanecem de pé, creditou a resistência do imóvel à maneira como ele foi construído, ou seja, às grossas paredes de concreto, que não queimam.


*Sob a supervisão de Pedro Marques

Feridos e desidratados: veja fotos de animais resgatados dos incêndios florestais no Havaí

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.